segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Ser Romeiro.

No registro do fotógrafo David, observo uma cena típica, da qual em minha infância recente, claro, sempre me chamou a atenção, não me conformava e até hoje não me conformo com algumas hospedarias que não dispoem do minimo de conforto para quem já sofre tanto, eu posso dizer que passei a maior parte de minha infância na casa de minha avó, Dona Estér de Melo, a Rua Padre Cícero, quase enfrente a casa paroquial, e jamais saiu de minha lembrança esta cena, os romeiros descansado, cantando, louvando, visitar todas as igrejas que for possível, o horto, fazer compras e ir a missa, e se conseguir a todas e se despedem em cortejo durante a noite toda, básicamente, no meu tempo, tudo o que eles faziam era isso, talvez até hoje na maioria.
Hoje vejo uma atitude digna e já merecida a muitos anos, uma carreata, organizada inicialmente em um curto espaço de tempo, e inaugurando assim um novo modelo de tradição e fé. Quem conhece bem os romeiros sabe, eles chegarão na terra deles mais tarde e comentam tudo que fizeram, todos os dias na terra santa, cada objeto comprado com sacrifício, e sem dúvidas, este evento será cobrado e realizado. Iniciativa espetacular; Grande marco cultural. Parabéns a toda organização municipal. Thiago Aguiar

Nenhum comentário: