domingo, 18 de outubro de 2009

54 anos do São Lucas.

No dia 18 de outubro de 1955 o Hospital São Lucas abriu as suas portas para atender aos mais carentes de Juazeiro, todo o região, até mesmo estados vizinhos. Todos tiveram participação importante na implantação desse hospital, todavia o principal articulador foi o médico Mário Malzone. Tanto que em frente ao hospital há um busto de bronze em sua homenagem e o Recém-inaugurado Centro Cirúrgico recebe o seu nome.


Na época que foi fundado pelas mãos dos médicos Mário Malzone, Leão Sampaio e Possidônio da Silva Bem, Juazeiro do Norte contava com apenas 44 anos de emancipação política. O prefeito na época era José Geraldo da Cruz que contava apenas sete meses no cargo, mas o hospital nasceu da força de vontade destes médicos, preocupados com o bem-estar dos mais necessitados.


Os prefeitos sucessores de José Geraldo foram gradativamente adaptando e qualificando o hospital, Dr. Leão Sampaio, foi um dos mentores da idéia, e articulou junto ao governo federal verbas para manter o mesmo, logo quando seu filho Mauro Sampaio, era prefeito, passou pela sofrimento da possibilidade do fechamento do HSL.


Hoje o São Lucas conta com uma moderna UTI, Centro Cirúrgico, Centro de Esterilização, implantou nova lavanderia, adquiriu gerador de energia e iniciou a construção de um novo bloco de enfermaria, sua faixada foi reformada recentemente .
Thiago Aguiar

Nenhum comentário: