quinta-feira, 8 de outubro de 2009

I encontro das Cidades Históricas e Turísticas em Paranaguá.


Os secretários e representantes de setores ligados ao turismo de todo o pais, reunidos em Paranaguá (PR), no I Encontro das Cidades Históricas e Turísticas, tiveram boas notícias nesta quinta (08). A abertura de linha de crédito de R$ 1 bilhão do BNDES para a reforma de hotéis e a disponibilização de patrimônio da RFFSA para uso turístico são algumas delas.
O formato da linha de crédito, como prazo para pagamento e taxas de juros, está sendo negociada entre o banco e representantes do Ministério do Turismo (MTur), que está ouvindo todas as partes envolvidas. Em relação ao patrimônio da RFFSA, foi criado um grupo de trabalho que será coordenado pelo ministério, segundo anunciou no evento o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.
O evento, promovido pelo MTur, tem como objetivo discutir políticas publicas e ações conjuntas para apontar soluções para os problemas comuns aos municípios com acervo histórico e potencial turístico.
Os debates, que terminam na sexta (09), envolvem representantes das esferas públicas e privadas de mais de 50 municípios brasileiros. Segundo a organização do encontro, no sábado, será realizada visita à baia de Paranaguá, um dos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional, trabalhados pelo MTur. Abaia de Paranaguá é a segunda maior do Brasil.
O Encontro é a primeira atividade depois da edição, em julho passado, da Carta de Olinda.
O documento, resultante do Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, realizado na cidade pernambucana, trata de políticas para promover o desenvolvimento do turismo com foco na sustentabilidade e preservação dos patrimônios dos municípios.
Juazeiro do Norte está inserido neste encontro e Dr. Santana e o secretário de Turísmo de Juazeiro realizaram a apresentação da terra do Padre Cícero agora a pouco. E segundo Santana, foi brilhante.
Thiago Aguiar

Nenhum comentário: