quarta-feira, 11 de novembro de 2009


Grande Manifestação na manhã de hoje em Brasília, participantes da 6ª Marcha da Classe Trabalhadora reuniram-se nesta quarta-feira (11), em frente ao Congresso Nacional, para pedir a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 231-A/95) que reduz o limite da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem a redução dos salários. A matéria está pronta para a pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, e depois de aprovada, segue para o Senado, onde provavelmente deverá ter a presença de mis manifestantes reivindicando justa causa.

A PEC é de autoria dos então deputados e atualmente senadores Geraldo Mesquita Junior (PMDB-AC) e Paulo Paim (PT-RS), entre outros. O relator naquela Casa, deputado Vicentinho (PT-SP) explicou que a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em publicação de 2008 sobre as normas relacionadas às condições de trabalho, relatam que a jornada de 40 horas semanais é o padrão legal predominante em todo o mundo e é defendida por especialistas.

A matéria também prevê a elevação do custo da hora extraordinária, um certo destímulo ao trabalhador. O prefeito de Juazeiro do Norte encontra-se em Brasilia e presenciou a manifestação. Thiago Aguiar

Nenhum comentário: