O Metrô do Cariri está operando normalmente após a reparação da base de um pontilhão, entre as estações de Antônio Vieira e São José, que foi danificada pela força da água do manancial que passa sob a estrutura durante uma forte chuva registrada, na madrugada do último domingo (6), em Juazeiro do Norte. Para evitar que incidentes como esse voltem a ocorrer, técnicos da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos usaram pedras e trilhos para construir, próximo aos tubulões de sustentação do pontilhão, um dissipador de energia que vai servir para conter a força da correnteza caso volte a chover com a mesma intensidade. O gerente de obras civis da Diretoria de Implantação da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Sérgio Nogueira, diz que a técnica deve garantir a segurança do pontilhão até que construtora responsável pela obra do Metrô do Cariri erga no local uma estrutura em fórmula de célula em concreto armado para resolver o problema definitivamente. O Metrô do Cariri circula atualmente na chamada operação branca, durante a qual não é cobrada passagem aos usuários. Essa fase, que deve durar cerca de dois meses, serve para que os equipamentos do novo sistema sejam testados e avaliados por funcionários e pela população. O sistema opera hoje com três estações concluídas: Crato, Teatro e Juazeiro. Estão sendo executadas as outras seis demais estações. Na segunda fase de funcionamento do Metrô, terá início a operação comercial parcial, em que o serviço funcionará num horário ampliado. Após concluída essa fase, o Metrô entra finalmente na operação completa, em que o trem circulará de 5h30min às 22h30min, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. A previsão é que o Metrô do Cariri atenda uma demanda de cinco mil passageiros por dia, em média.
Fonte: Portal Verdes Mares
Thiago Aguiar
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
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