quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Luzeiro do Sertão.

Um investimento de R$: 12 milhões, em muito aço galvanizado, locação de guindaste vindo de São Paulo, e muita mão-de-obra, para os que ainda não sabem, esta obra foi um projeto do Governo Federal, seriam 6 Luzeiros em todo o país, sendo o Juazeiro o único do Nordeste presenteado para comemorar o Brasil 500 anos, em 2000, na virada do século, mas somente no ano 2006 a obra fora inaugurada pelo ex-prefeito Raimundão.
Já visando à retomada da obra do "Centro de apoio ao romeiro", quando o mesmo já recebeu a quantia de dez milhões do governo e encontra-se em processo de licitação. Além disso o Ministério do Turismo também liberou quase 1 milhão de reais para a contrução do estacionamento do romeiro, em torno do centro de apoio, também naquela região, e o projeto aprovado para construção da Avenida Beira Rio, que cruzará aquela localidade que ainda é extremamente deserta e no período de romaria aquele local é bastante utilizado para prostituição.

Muitos juazeirenses e turistas já me enviaram mensagens relatando que gostariam de utilizar aquele monumento gigante como também cartão postal de Juazeiro, infelizmente a questão logistica não foi trabalhada no inicio, no sentido de facilitar a visitação daquele local. Não será fácil tornar aquela localidade segura dia e noite, e de fácil acesso, não sei como serão as obras do centenário, mas caso aquele local não esteja incluso nas obras de um século da cidade, sugiro a construção de uma Praça em Circulo, assim como a praça Portugal em Fortaleza, e fazer com que a RUA INTERVENTOR ERIVANO CRUZ, ONDE SE ABRIGAM a Polícia Federal, Cartório Eleitoral e o Palácio da Micro Empresa, torne-se um estacionamento para os respectivos órgãos que ali se abrigam, e o giro passe a ser na praça circular do Luzeiro, a " Praça do Luzeiro"
Vale salientar que a tramitação destas obras, no que cabe a questão burocrática, poderiam também ser aceleradas pelo governo do estado, e diminuir a burocracía que ainda é o atrazo do Brasil.
Além disso, será uma grande oportunidade para Juazeiro, tornar novamente aquela área mais movimentada pelo turísmo diverso. E fazer do Luzeiro do Sertão um aparelho turístico mais útil e visitado, e também cartão postal de Juazeiro do Norte.
(Esta fotografia do luzeiro foi feita da colina do horto, a estrada que aparece no fundo é decorrente da Rua São Pedro.)
Observação: A prefeitura de Juazeiro do Norte não foi procurada, e no periodo noturno a torre acende normalmente, o único problema é a questão logística, e de acesso, todo conteúdo abordado foi pesquisado na internet.
Thiago Aguiar

2 comentários:

Richardson Sammir disse...

Bela matéria Thiago. Boa parte da população desconhece a maioria desses dados por você informados. Mas me tire uma dúvida: em outro site relacioando a nossa cidade, uma vez vi uma matéria que falava do abandono desse monumento, falava que haviam roubado os cabos de energia da estrutura e que o local só estava servindo mesmo de motel a céu aberto. Isso procede???

Thiago Aguiar disse...

Então, o Centro de apoio realmente posso afirmar porque já presenciei durante o dia servindo de motel e prostituição,mas só durante as romarias, em alguns casos é inevitável para a polícia, teria que ser algo 24hs, e sobre os cabos furtados, isso ocorreu no inicio do ano, mas a torre continua acesa após a prefeitura ter religado e fechado as caixas de energia, é muito bonito anoite, a torre está bem iluminada, mas é quase impossivel ser visitada. Acredito que isso mude em breve.