sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A importância de beber água!

Nessa sexta feira, voltarei duas matérias do blog para a Saúde, são informações básicas e necessárias, sabemos que estamos sujeitos também tanto a desidratação quanto o coma alcoolico.

De maneira geral, a causa mais comum de desidratação é a diarréia. Na época do verão, a incidência de doenças gastrointestinais aumenta bastante, não só pelo aumento na quantidade de vírus causadores de diarréia (as chamadas "diarréias de verão"), como também pela contaminação dos alimentos por bactérias. O que acontece é que nem sempre as pessoas se preocupam em colocar os alimentos na geladeira, e as bactérias encontram assim um ambiente ideal para se multiplicar. Como consequência da ingestão de alimentos contaminados, ocorre uma alteração nos intestinos. Eles começam a trabalhar mais rapidamente, na tentativa de eliminar aquilo que está sendo ruim para o organismo. Isso é a diarréia. Se o processo não for bloqueado, a criança começa a eliminar muita água junto com as fezes, podendo entrar em desidratação. A melhor coisa a fazer, nesse ponto, é oferecer líquidos, como água, chá e alimentos leves, sem gordura, como bolacha de água e sal, maçã, banana-maçã, arroz cozido, purê de batatas, etc. No Brasil, é muito comum as pessoas utilizarem a "água de arroz", que ajuda bastante a combater a diarréia.
Em casos mais complicados, o ideal é dar para a criança o soro caseiro ou mesmo utilizar formulas industrializadas, como o Pedialite. A maioria dos postos de saúde oferece soros reidratantes fáceis de preparar.
Além da diarréia, o vômito também pode levar à desidratação. Também nesse caso, o uso de soro reidratante e a dieta leve citada acima ajudam bastante. Caso haja necessidade, a criança deve receber medicamentos receitados pelo médico para parar o vômito.
Também o aumento da sudorese pode causar desidratação. É o caso da febre, em que o aumento da temperatura do corpo amplia a eliminação de água não só pelo suor da pele como pela respiração. A exposição prolongada ao sol ou outra fonte de calor intenso aumenta o suor, e também pode levar à desidratação. É muito importante, no verão, colocar roupas bem leves nas crianças, de preferência roupas de algodão, para que elas possam transpirar normalmente. Nos dias quentes, é preciso oferecer constantemente líquidos às crianças, para repor as perdas provocadas pelo calor. É preciso também tomar muito cuidado com a qualidade da água a ser bebida: use sempre água filtrada, ou fervida e tratada com cloro, quando a água vier de poço.

SINTOMAS
Normalmente, quando a criança está desidratada, o principal sintoma é a sede. Além disso, a criança apresenta as mucosas secas, o que pode ser constatado através da boca sem saliva. Também os olhos ficam ressecados e fundos. A pele se torna mais seca e forma "pregas" quando pinçada. Na criança bem pequena, que ainda tem a "moleira" aberta, nota-se que ela está deprimida.
Quando a desidratação é leve, basta apenas o tratamento oral, com a reposição de líquidos através da ingestão de soro. Quando a desidratação se torna intensa, porém, é necessário dar soro por via sanguínea, e só suspender quando o grau de hidratação estiver estabilizado.

PREVENÇÃO
Como regra geral, o que se deve fazer para evitar a desidratação é:
-Dar líquidos várias vezes ao dia, conforme a aceitação da criança.
-Conservar os alimentos perecíveis sempre na geladeira, e observar bem a data de validade dos mesmos.
-Lavar bem as mãos antes de preparar qualquer alimento.
-Lavar bem frutas e vegetais antes de dar para as crianças (e para os adultos também, claro).
-Vestir roupas leves, de preferência de algodão. Evitar roupas com poliester ou fibras sintéticas que impedem a transpiração normal.
-Manter as crianças em ambientes bem ventilados, e evitar banhos de sol nos horários em que a radiação está mais forte (entre as 10,00 e as 14,00 horas). Thiago Aguiar

Nenhum comentário: