sábado, 12 de setembro de 2009

Maioria de Romeiros que visitam Juazeiro de Norte, é de Pernambuco.




Pernambuco é o estado brasileiro que mais envia fiéis à Juazeiro do Norte. O dado é resultado de um estudo realizado pela freira belga Annette Dumoulin, que entre abril do ano passado e março deste ano cadastrou 178 mil fiéis que visitavam Juazeiro durante as romarias.O Mapeamento da Nação Romeira, como foi intitulado o estudo, revelou que 33% dos romeiros são de Pernambuco, outros 20% de Alagoas, 19% da Paraíba e 16% do Rio Grande do Norte. Os quatro estados são responsáveis por 86% do turismo na cidade.
De acordo com a Irmã Annette, a base do levantamento é estimada em apenas 10% da visitação, compreendendo apenas os romeiros que se cadastraram na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.
Os romeiros nordestinos são oriundos de mais de 450 cidades, sendo a maior parte delas em Pernambuco (128 cidades), seguido de Paraíba (94), Alagoas (78), Rio Grande do Norte (67), Piauí (35), Sergipe e Ceará (18), Maranhão (09) e Bahia (7).
O estudo será apresentado a cerca de 60 padres que participam de hoje até o dia 20 do 18º Encontro Nacional de Reitores de Santuários e Centros de Peregrinação, no Crato e em Juazeiro do Norte. Os padres também participam de palestras e discussões de temas como a reabilitação de Padre Cícero.

Fonte: O Povo
Thiago Aguiar

Nenhum comentário: