domingo, 13 de setembro de 2009


Seu Lunga todo mundo conhece, já ouviu falar, ou já ouviu alguma de suas respostas, na boca do povo. Seu Lunga é um personagem baseado em uma pessoa real que existe, de mesmo nome, que sempre foi visto como grosseiro, sem paciência. Na verdade, Seu Lunga é um pessoa muito boa, apenas não suporta besteiras. Ele ganhou um tom folclórico, tanto que ele é personagem muito presente na Literatura de Cordel. A idéia de Seu Lunga é que ele responde as perguntas mais idiotas com exageros, de modo que quem fez a pergunta leva “um tapa na cara”, que ela interpreta como grosseria. Obviamente, com o tempo, o personagem de Seu Lunga ganhou outras atribuições, todas ligadas ao exagero, mas mesmo assim, é um personagem famoso no Nordeste e no Brasil. A muitos anos morador da mesma morada, recebeu um presente de ter a sua rua fechada por uma construção de uma praça, o mesmo para todos terem uma idéia, decidiu não sair nunca mais com seu automóvel, uma brasília, pouco cuidada. Seu Saraiva do Zorra Total, que Deus o tenha, interpretou o personagem inspirado justamente no seu Lunga, com tolerancia zero, fez sorrir a milhares de brasileiros. Afinal seu Lunga hoje é cultura Nordestina. Visite-o, Praça do Memorial - Vendinha do Sr. Lunga - Juazeiro do Norte- CE.
Thiago Aguiar

2 comentários:

Unknown disse...

Olha, ano passado fui ao Juazeiro e conheci pessoalmente o Sr. Joaquim Rodrigues dos Santos. Popularmente conhecido pela alcunha de "Sr. Lunga". Depois de várias fotos e muita conversa ele me dizia: "Não sou ignorante, apenas gosto das coisas certas" (referindo-se ao modo de falar etc...)
Parabéns pelo blog. Sucesso.

Cid Wanderley
Alagoas - Brasil

Thiago Aguiar disse...

Alexandre, muito obrigado, Sr. Lunga realmente já faz parte de nossa cultura, esta ai mais um que comprova que vale a pena visitar nossa terra, com inúmeras opções e curiosidades. Abraço e viva Alagoas!