quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nota de Esclarecimento.




Juazeirenses!
Através desta nota faço alguns esclarecimentos a população com objetivo único de esclarecer a verdade e realidade dos fatos referentes a um problema relacionado à Secretaria de Saúde abordado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Juazeiro na terça-feira passada durante pronunciamento do Exmo. Sr. Vereador Darlan Lobo.
Dentre os muitos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) está o que denominamos de TFD (Tratamento Fora de Domicílio) que consiste no envio de pacientes que precisam de tratamento específico ou de cirurgia, não disponibilizadas em Juazeiro do Norte para Fortaleza. Através do TFD em muitos casos há também o envio de acompanhantes, quando o “paciente usuário” não está em condições físicas de seguir viagem sozinho. Um transporte é disponibilizado para levá-los e deixar nas unidades de saúde que são referenciadas e previamente agendadas para exames, consultas ou cirurgias. O retorno acontece da mesma forma com o transporte os pegando para o embarque de volta em cada unidade hospitalar.
No caso especifico abordado na Câmara Municipal é preciso, a bem da verdade, esclarecer que a viagem programada para o domingo, dia 20, com saída às 18 horas, do Hospital Estephânia Rocha Lima, para que 28 pessoas entre pacientes e acompanhantes fossem a Fortaleza foi articulada desde a sexta-feira, dia 18. Pessoalmente orientei o diretor do setor de transportes para contratar um ônibus, tendo o zelo, de procurar o menor preço, visto que seria mais prático que contratar, por exemplo, duas topiques. A orientação da contratação ocorreu em função de um problema mecânico em carro próprio do município que não ficou pronto em tempo hábil para fazer a viagem.
Infelizmente, o proprietário do ônibus previamente acertado para viagem comunicou ao setor de transporte a impossibilidade de fazer a viagem apenas por volta de 16:00h do domingo, sendo impossível aquela altura conseguir um outro veículo para fazer a viagem. O fato foi comunicado aos pacientes e acompanhantes e em um carro de passeio foi providenciado o retorno de todos para suas casas, além de ficar acertada a articulação dos que fazem o setor do TFD em marcar uma nova data, o mais breve possível para a nova viagem.
Comprometido com a oferta de um melhor serviço de saúde, nossos técnicos ao longo de todo o dia de segunda-feira mantiveram contatos com as unidades de saúde em Fortaleza e conseguiram marcar as mesmas consultas, paras as mesmas pessoas já na terça-feira, dia 22. Os pacientes e seus acompanhantes, ao invés de viajarem no domingo para serem atendidos na segunda, viajaram na segunda para o consequente atendimento na terça-feira. Não houve, portanto, prejuízos sobre a continuidade de nenhum tratamento.
Meu objetivo não é polemizar, mas apenas esclarecer, repito, para que a população tenha ciência da versão da ADMINISTRAÇÃO DA REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA e deste gestor da saúde pública. Existe um fato. Até esse esclarecimento, havia apenas uma versão, mas a partir de agora há UMA VERDADE. Houve o problema, mas também as providências cabíveis e adequadas para resolvê-lo.
E sobre a denúncia que “haveria uma pessoa em Fortaleza que estava esperando o transporte há 7 dias para retornar a Juazeiro do Norte”? Também não me furto em esclarecer. Este Secretário e nem esta Secretaria recebeu nenhuma denúncia ou reclamação por escrito relatando esse fato para tomada de providências. A Ouvidoria/SUS de Juazeiro também não recebeu NENHUMA DENÚNCIA. Nem pessoal nem por telefone (3571-2860). Ao gabinete também não chegou nenhuma denúncia.
O Legislativo Municipal é a “Casa do Povo” e como tal é caixa de ressonância para reclamações visando melhorias no serviço público. Entretanto é mais prático se o setor competente for notificado de forma oficial, para ciente do problema, resolvê-lo ou quando nada, no mínimo justificá-lo.
Cada agente público tem a sua maneira de gerenciar uma secretaria ou um departamento. Estou apenas no primeiro mês nesta nova missão, mas ciente que muitos são os desafios. Além de fazer funcionar a máquina pública da saúde estou adequando a minha filosofia de administrar e adianto que esta é a forma empresarial. Considero perfeitamente normal e necessário, usar o padrão empresarial no serviço público visando acelerá-lo além de, principalmente, humanizá-lo. Assim é que tenho atendido de segunda a sexta-feira com início as 07h30min e muitas vezes encerrando o expediente até a meia noite como já ocorreu em diversas oportunidades. De forma agendada, o que pode, por uma questão cultural, soar como iniciativa antipática, contudo atendendo individualmente para ouvir reclamações e críticas construtivas e garanto, dando resolutividade à grande maioria das demandas.
Descentralizando as ações, confiando no Núcleo Gestor e nos diretores de departamento tenho mostrado que os resultados na saúde dependem muito mais da união de forças que ações isoladas do responsável maior.
Nestes 9 meses já tivemos vários avanços e por questão de justiça ressalto o empenho do meu antecessor, médico Giovanni Sampaio, mas há muito mais ainda há percorrer. Muitos ainda são os desafios e estes só serão possíveis a partir de 3 pontos:
1º) Conseguindo mais recursos e por esta razão tenho com toda a nossa equipe buscado ampliar as parcerias com o Governo Federal e com o Governo do Estado.
2º) Aumentando a arrecadação própria e o Prefeito Dr. Santana tem feito a sua parte para participar com as necessárias contrapartidas.
3º) Por fim com a permanente participação popular e por esta razão o Conselho Municipal e os 58 Conselhos Locais de Saúde serão os grandes parceiros da SESAU Juazeirense.
Com estes propósitos tenho plena convicção que ajudarei através da Saúde ao Prefeito a fazer a SAÚDE PÚBLICA que ele sonhou para nossa gente e que ela merece.
Tenho pela IMPRENSA, independente do seu veículo, e por seus integrantes o maior respeito e admiração. Considero a imprensa fundamental para amadurecimento do processo democrático de nosso País. Entretanto, só buscarei os canais de comunicação quando extremamente necessário ou convidado para informar ações de nossa Pasta. Sou recatado, esse é o meu estilo. Falo menos e trabalho mais. A Assessoria de Comunicação da SESAU e a ASCOM Central estão devidamente capacitadas e habilitadas para prestar a grande maioria das informações necessárias.
À medida que agradeço a divulgação desta NOTA DE ESCLARECIMENTO coloco-me a disposição de todos na Secretaria de Saúde.
Cordial abraço aos amigos da imprensa, leitores, ouvintes, telespectadores e a população de Juazeiro do Norte.
Romildo BringelSecretário Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte
Thiago Aguiar

Nenhum comentário: