sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Exclusivo.



Aconteceu ontem a abertura do I Encontro das Cidades Históricas e Turísticas do Brasil. O encontro está acontecendo no Hotel Camboa até o próximo sábado, dia 10, e conta com a presença de representantes de diversas cidades históricas e turísticas brasileiras, como Maceió e Paraty.

Paranaguá foi escolhida como sede deste primeiro grande encontro, durante o I Fórum das Cidades Históricas e Turísticas que aconteceu em Olinda. Nesta primeira oportunidade a troca de informações entre as cidades participantes foi tão enriquecedora que as próprias cidades, juntamente com o Ministério do Turismo, decidiram fazer este encontro.

Estavam presentes na solenidade de abertura o prefeito José Baka Filho, o vice-prefeito Fabiano Vicente Elias, o diretor do Ministério do Turismo José Francisco de Sales Lopes, a representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Sônia Ampessan, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Regional Litoral – Manuel Alapont, o prefeito de Juazeiro do Norte Manoel Raimundo Santana, além dos secretários municipais e de representantes de 48 cidades brasileiras.

No seu discurso o prefeito Baka deu as boas-vindas à todos os participantes e disse que este encontro é uma continuidade do fórum de Olinda. “É muito importante nos reunirmos aqui para discutir o desenvolvimento do turismo nas nossas cidades brasileiras, e como vamos preservar nossa história, e registrar para as gerações futuras”, destacou. O prefeito aproveitou para falar dos eventos que estavam acontecendo como a Festa do Dia de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Paranaguá, e o 5° Congresso de Missões e Evangelismo. “Queremos que cada vez mais venham turistas para nossos eventos e festas em Paranaguá”, disse.

O vice-prefeito Fabiano Vicente Elias lembrou os eventos que o Brasil vai sediar nos próximos anos. “Com o Brasil sediando a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, as cidades turísticas devem estar preparadas para receber os turistas que virão”, enfatizou.

O diretor do Ministério do Turismo José Francisco de Sales Lopes, que estava representando o ministro Luiz Barretto, disse que ações como esse encontro contribuem para o desenvolvimento do turismo no país. “É muito importante a união das cidades turísticas e históricas para discutir questões relevantes para o desenvolvimento do turismo”, ressaltou. José Francisco ainda afirmou que “apenas quando as autoridades se reúnem, os caminhos são traçados, e no caso do turismo é um longo caminho para percorrer, e o encontro é o início desse processo”.

Programação

Sexta-feira (09/10/2009)
9h – Palestra com a Srª Rita Abe sobre Sinalização Turística
10h – Café com prosa
10h30 – Palestra com a Srª Lianeide – MEC – SISTEC
14h – Palestra com Sr Dalmo Vieira Filho – IPHAN
15h – Palestra com Sr Jorge Moura – Revitalização Ferroviária
16h – Café com prosa

Após o café acontecerão as discussões e finalizações dos trabalhos

Sábado (10/10/2009)
9h – Passeio pelo Centro Histórico
11h às 15h – Passeio de barco

Jornalista: Aline Alves por
Thiago Aguiar

Nenhum comentário: