sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Orçamento Participativo Jovem.



Muito se tem falado sobre OP- Orçamento Participativo, eu mesmo em Juazeiro participei de iversos encontros populares com cidadãos de cada bairro, para a formação do conselho municipal do orçamento parcipativo, que hoje unindo todos os bairros conta com mais de 200 membros, isso significa, população ativa, participando das decisões administrativas da Prefeitura Municipal.




Mais detalhes a seguir:
O Papel Político
O Orçamento Participativo é uma forma pública de poder, não estatal, mas civil. É através do Orçamento Participativo que o cidadão pode participar do poder municipal e decidir sobre o conjunto do orçamento. Isso significa maior democracia, pois o governo passa a ser exercido pela população.Ouvir a voz do cidadão, individual ou coletivamente, e de forma permanente, fazer do setor público um instrumento a serviço da população, controlar e distribuir a riqueza vinda dos impostos pagos por todos, é o desafio que a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte encarou ao criar o Orçamento Participativo.Agora, em Juazeiro, temos cidadãos ativos, que tomam decisões e que têm uma participação política direta junto ao governo local.




O Conselho do Orçamento Participativo discute e aprova a Proposta Orçamentária, antes que seja enviada à Câmara de Vereadores. O Conselho terá reuniões ordinárias mensais, e extraordinárias, quando se fizerem necessárias.




Os recursos para investimentos no município são divididos de acordo com os seguinte critérios de progressividade, pois as regiões são desiguais: carência do serviço ou infra-estrutura na região; população total da região; prioridade escolhida pela região. A esses critérios são atribuídos notas e pesos, o que permite montar uma grade com todas as regiões e com os investimentos que nelas serão feitos.


Diante deste quadro de grande participação popular, decidiremos juntamente com os órgãos competentes, a criação do OPJ - Orçamento Participativo Jovem, a classe jovem de Juazeiro necessita mobilizar-se e defender mais direitos que lhes são fornecidos, através da Juventude Petista de Juazeiro, criaremos também a mobilização para incentivo da participação dos jovens nas Políticas Públicas, ainda a criação do Centro de Referência da Juventude, que acolherá Jovens e pré-adolecentes de rua e de comunidades carentes, todo o projeto deste centro ainda está no papel porque deverá ser implementado gradativamente com a participação de toda Juventude através do Orçamento Participativo Jovem.


Por isso a grande importancia da participação de toda Juventude juazeirense, o OPJ é um projeto do grupo de Jovens do Partido dos Trabalhadores, que poderá receber o apoio do Governo Municipal, mas todos os Jovens poderão participar e opinar neste orçamento que deverá ser um direito de todo adolecente participar após criado, independentemente de sua índole política, funcinará igualmente ao OP comum, ou seja a participação de TODOS será uma oportunidade elementar.


A opinião de todos é importante! Comente sobre este asunto.
Thiago Aguiar

Nenhum comentário: