sexta-feira, 20 de novembro de 2009

GRANDES OBRAS MARCARÃO O CENTENÁRIO

O prefeito Manoel Santana aprovou os projetos apresentados pela Comissão do Centenário. Contrariando as opiniões dos pessimistas, os projetos foram apresentados e devidamente aprovados no tempo previsto pelos membros da Comissão. Os projetos que deixarão marcas perenes na festa do Centenário de Juazeiro são: 1. Praça do Centenário, onde ficará o Marco Zero da fundação da cidade; 2. Rancho Comunitário para hospedagem de romeiros pobres; 3. Museu da Cidade; 4. Portais da Cidade (quatro portais ao todos localizados nas rodovias Juazeiro-Crato. Juazeiro-Barbalha. Juazeiro-Caririaçu e saída do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes); 5. Portal da Fé (localizado no início da rua que dá acesso ao Horto; 6. Relógio Remissivo para contar os dias que faltam para o Centenário; 7. Portais de identificação de locais e prédios históricos. Os projetos agora serão entregues para apreciação dos parlamentares da bancada cearense, aos quais será solicitada uma ajuda financeira. Afora esses projetos, que são os maiores, serão desenvolvidas ações em busca de obter parcerias para concretização das sugestões que foram apresentadas à Comissão do Centenário nos encontros realizados com instituições e também de sugestões enviadas por e-mail. A Comissão deverá se reunir brevemente para traçar a programação de eventos que será realizada em 2010, a qual deverá contemplar entre outras coisas, lançamentos de livros, realização de simpósio, gincanas culturais, dentre outros eventos cujo calendário será divulgado até o final de dezembro.

PADRE MURILO SERÁ LEMBRADO
Foi o próprio prefeito de Juazeiro, Manuel Santana, quem teve a ideia de construir o Rancho Comunitário para acolhimento dos romeiros pobres. O prédio que será construído no terreno que fica ao lado do Cartório Eleitoral terá capacidade para hospedar 1000 pessoais e terá função multiuso, podendo também receber pessoas fora dos períodos de romarias, como estudantes que para aqui vêm para participar de eventos. Em atendimento a uma solicitação da Comissão do Centenário o prefeito expressou sua alegria em batizar o rancho com o nome do inesquecível Vigário do Nordeste, Monsenhor Murilo de Sá Barreto, falecido em 2005. E mais: dentro do rancho haverá um espaço todo dedicado à memória dele, porquanto Monsenhor Murilo foi, assim como o Padre Cícero, um grande amigo dos romeiros e também grande incentivador das romarias, além de grande amigo e benfeitor de nossa cidade. No Museu de Monsenhor Murilo será exposto um grande painel fotográfico contando a sua vida, como vigário e educador, além de alguns de seus objetos pessoais. Será sem dúvida uma justa e merecida homenagem, a qual expressará toda a gratidão da cidade centenária ao seu saudoso vigário. Todos os projetos serão brevemente mostrados à população através de fotografias e maquetes que já estão sendo providenciadas.

MUSEU DA CIDADE

Dos projetos idealizados para comemorar o Centenário de Juazeiro o do Museu da Cidade está merecendo tratamento especial pelos membros da Comissão, pois já faz tempo que a população reclama por este equipamento turístico e cultural, presença obrigatória em qualquer cidade histórica. Os quatro museus existentes aqui são todos focados no Padre Cícero: são dois na rua São José, um na casa onde viveu mais tempo e outro na casa onde morreu; outro no Memorial Padre Cícero e o Museu Vivo localizado no Horto. Falta, então, o museu para resgatar a história da cidade. E o primeiro e grande passo já foi dado com a elaboração do projeto. No Museu de Juazeiro haverá espaço para artes plásticas, ourivesaria, figuras históricas e populares, artesanato, imprensa etc., tudo montado de forma a poder resgatar e contar a história. O Museu foi projetado para ser um espaço dinâmico e interativo e funcionará dentro das técnicas modernas. Será sem dúvida uma grande atração turística e cultural. Informou equipe do centenário.

Contato por e-mail: centenario2011@oi.com.br Thiago Aguiar

Nenhum comentário: