segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Violencia contra a Mulher.

Faltando pouco mais de um mês para o fim do ano, o número de mulheres assassinadas em 2009 já superou os registros de 2008. No ano passado, 93 mulheres foram vítimas de homicídio em todo o Estado. Em 2009, já são 113 casos em menos de 11 meses completos, o que representa uma elevação da ordem de 21 por cento.

A estatística aponta uma retomada dos índices de violência contra a mulher após um período de trégua ocasionado pela entrada em vigor, em 2007, da Lei Maria da Penha. Entre 2007 e 2008 houve uma queda de quase 20 por cento das mortes violentas entre mulheres.

Com a retomada dos crimes, também confirma-se uma comprovação das autoridades. A maioria dos assassinatos de mulheres tem como pano de fundo as desavenças entre vítimas e seus companheiros ou ex-companheiros.

Ex-maridos, ex-namorados ou amantes são aqueles que mais praticam assassinatos durante conflitos passionais. Em Fortaleza, este ano, foram 37 homicídios, outros 15 na Região Metropolitana e, ainda, 65 casos no Interior, o que demonstra que nas cidades e lugarejos interioranos a cultura machista continua chegando a fatos extremos. Prova disso aconteceu em um dos mais recentes casos.

Foi no Município de Piquet Carneiro (a 332KM de Fortaleza), onde o agricultor Francisco Oliveira da Silva, 45, entrou em discussão com sua ex-mulher, na noite do último dia 30. Na confusão que se formou dentro da residência da família, Francisco apoderou-se de um facão e matou Antônia Alves de Sousa, 41, com quem viveu por mais de 20 anos. Ainda no conflito, uma filha do casal também ficou ferida e ainda está hospitalizada.

Três dias depois, cena semelhante aconteceu na Região Metropolitana de Fortaleza. Foi no Parque Soledade, no Município de Caucaia, onde a artesã Maria Vanúzia Gomes de Oliveira, 40, acabou sendo morta, a tiro, pelo companheiro, até agora identificado somente por "Geovane". Logo após matar Vanúzia, o acusado também tirou a vida do filho dela, o jovem José Adaílson Gomes de Oliveira, 22.
C13 Thiago Aguiar

Nenhum comentário: