Foto: Geraldo Silva
Os primeiros dias de operação do Metrô do Cariri foram um sucesso. Essa é a avaliação do gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antônio Chalita de Figueiredo. O Metrô foi inaugurado na última terça-feira, 1º, e circula na operação branca, fase em que não é cobrada passagem e em que estão sendo avaliados o desempenho dos equipamentos e a adaptação de funcionários e população ao novo serviço.
Na atual fase, o Metrô do Cariri opera com um trem das 8 horas ao meio-dia. Segundo Chalita, aproximadamente 300 passageiros estão sendo transportados a cada viagem e a aceitação do sistema tem sido muito positiva. "As pessoas dizem que estão gostando, que é um serviço eficiente e confortável". Por dia, estão sendo realizadas nove viagens ligando a cidade de Crato a Juazeiro do Norte. Atualmente, três estações estão concluídas: Crato, Teatro e Juazeiro. A construção das outras seis segue normalmente.
Antônio Chalita diz que a operação branca deve persistir por no mínimo 30 dias. Após essa fase, terá início a operação comercial parcial em que o serviço funcionará num horário ampliado. A última etapa é a operação completa em que o trem circulará das 5h30min às 22h30min, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. A previsão é que o Metrô do Cariri atenda uma demanda de cinco mil passageiros por dia, em média.
Quando o sistema tiver funcionando plenamente, o percurso de 13,6 quilômetros entre Juazeiro do Norte e Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). Serão duas composições. Os trens foram feitos pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos. O projeto do Metrô do Cariri foi orçado em R$ 25.190.720,90.
Assessoria de Imprensa da Companhia Cearense de Transporte Metropolitano
Thiago Aguiar
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário