quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Strauss no Ceará

A JOHAN N STRAUSS Capelle: retomada em 1977, após um intervalo de quase 100 anos em suas atividades, a orquestra de Viena é reconhecida como um centro de excelência, com acervo valioso e constante aposta em novos compositores e regentes.

A orquestra austríaca Johann Strauss Capelle realiza a partir de hoje uma série de quatro apresentações no Ceará. Oportunidade de apreciar, hoje em Juazeiro do Norte e a partir de amanhã em Iguatu, Fortaleza e Sobral, obras de grandes gênios da história da música, interpretadas em nível de excelência por seguidores diretos de sua secular tradiçãoA música de Strauss, apresentada por uma formação internacionalmente reconhecida pela excelência na interpretação da obra do compositor austríaco. A Johann Strauss Capelle, de Viena, vem ao Ceará para quatro apresentações, dentro do projeto Concertos Natalinos, do Governo do Estado. Uma oportunidade rara de ouvir temas como as valsas e polcas da dinastia Strauss, pelas mãos de músicos que dão continuidade à história da orquestra, para a qual várias dessas peças foram compostas.De acordo com a produção da orquestra, criada em 1853 tendo Johann Strauss como fundador e regente, o grupo tomou novo impulso a partir de 1977, quando suas atividades foram retomadas, após um intervalo de quase 100 anos. Atualmente, a formação se mantém em destaque pelo alto nível na interpretação das obras da chamada "dinastia Strauss", com requintes únicos, como o acesso a partituras originais e o uso de roupas típicas da época pelos músicos no palco.Acumulando mais de 2.700 concertos realizados em cidades como Tókio, Nova York e Los Angeles, além de passagens por diversos países europeus e da América Latina, a orquestra iniciou no último dia 10 sua atual turnê brasileira. A inclusão do Ceará no roteiro foi viabilizada, de acordo com Eduardo Fideles, funcionário da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, através de contato com a Secult. "Mas, como já estávamos com orçamento fechado, conseguimos uma articulação com a Casa Civil, por meio dessa série de concertos natalinos", festeja, entusiasmado com a presença dos músicos austríacos para as apresentações de hoje em Juazeiro do Norte, amanhã em Iguatu, sábado em Fortaleza e domingo em Sobral."A Johann Strauss Capelle é uma orquestra famosíssima. Tem toda uma trajetória que remonta à história imperial e é um grande bem simbólico, um dos maiores patrimônios de Viena", ressalta, chamando atenção para a importância histórica e contemporânea do grupo. "Falar dessa orquestra, para os austríacos, é como falar da Filarmônica de Berlim, para os alemães. Eles são o que existe de melhor, o supra-sumo. Extremamente afinados".
Diario do Nordeste.
Thiago Aguiar

Um comentário:

Anônimo disse...

http://lumerkoz.edu Help me to find the, http://www.ecometro.com/Community/members/Buy-Tamoxifen.aspx siegfried woven http://rc8forum.com/members/Buy-Synthroid.aspx mclean http://soundcloud.com/buy-nifedipine summarily leuw http://www.ecometro.com/Community/members/Buy-Amlodipine.aspx banquet http://rc8forum.com/members/Buy-Seroquel.aspx assembled