quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sudeste vê padre Cícero diferente do público nordestino, diz biógrafo


"Onde já se viu o sangue de Jesus Cristo se manifestar na boca de uma costureira negra, pobre e analfabeta nos confins do Ceará?!" Essa foi a reação da cúpula do Vaticano sobre o relato do milagre da hóstia que vira sangue, feito por padre Cícero (1844-1934), que acabou na época sendo excomungado.O episódio, mostrado no filme "Milagre em Juazeiro" (1999), do cineasta Wolney Oliveira, reflete os preconceitos de alguns religiosos na época. Agora, o Vaticano pretende absolver o padre Cícero, colocando-o no caminho rumo à santificação, a fim de conter o avanço evangélico no maior país católico do mundo.
Na opinião de Lira Neto, autor do livro recém-lançado em São Paulo e Nordeste "Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão", a história do líder político e religioso ainda é visto como uma caricatura no Sudeste, enquanto no Nordeste predomina uma adoração, realizada principalmente por 2,5 milhões de devotos, público estimado das romarias por ano em Juazeiro do Norte (sul do Ceará), onde há uma estátua em homenagem ao padre."O público nordestino tem uma aproximação maior com o universo do padre Cícero. Já o público do Sudeste encara o padre Cícero com reservas", conta o escritor, em podcast.
Padre CíceroEste é o primeiro livro de Lira Neto na Companhia das Letras, que passa a contar com um trio best-seller, que inclui Fernando Morais ("Chatô" e "Olga") e Ruy Castro ("Carmem" e "O Anjo Pornográfico")Neto diz que seu livro não é religioso, mas uma biografia que trabalha também outras dimensões, como a influência política de padre Cícero na história brasileira do século 20.Ele dá seu palpite sobre as razões do sucesso de livros com temática religiosa. O biógrafo cita a busca por novos valores, em uma sociedade cada vez mais tecnicista, superficial e virtual, além da sedução que fatos misteriosos e sobrenaturais despertam nos leitores. Ouça:

*"Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão"Autor: Lira NetoEditora: Companhia das LetrasPáginas: 544Quanto: R$ 49Onde comprar: 0800-140090 e no site da Livraria da Folha
Thiago Aguiar

Nenhum comentário: