quinta-feira, 29 de outubro de 2009

METRÔ. Viagem entre Juazeiro e Crato deve durar 28 minutos.


A população de Juazeiro do Norte e do Crato já tem grande expectativa com o início da operação do Metrô do Cariri no dia 24 de novembro. O sistema vai ligar as duas cidades ao longo de 14 quilômetros e nove estações. Os passageiros farão o percurso em 28 minutos. A demanda inicial do Metrô do Cariri estimada é de cinco mil passageiros por dia.
O recepcionista José Leite, que mora no Crato, mas trabalha em Juazeiro do Norte, entusiasma-se com a facilidade que o Metrô do Cariri vai trazer para sua vida, já que atualmente ele faz diariamente o percurso entre as duas cidades de ônibus. "Juazeiro do Norte é o centro comercial e industrial para os moradores do Cariri e mais da metade dos moradores do local trabalha lá. Com o metrô, vai haver muito desenvolvimento econômico da cidade, aumentando o fluxo de pessoas e capitais".
O Metrô do Cariri vai ser operado por veículos leves sobre trilhos (VLTs). Serão dois trens com quatro carros, cada, com tração diesel e todos climatizados com ar-condicionado. O trecho atendido pelo serviço é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (Rffsa) até o início dos anos 80. Atualmente, o ramal tem sua operação de cargas administrada pela Transnordestina Logística.
Para a penerista Suely Alves, que mora em Juazeiro do Norte, o início da operação do Metrô do Cariri só lhe trará boas lembranças. "Acho muito romântico a volta do trem. É muito útil, vai poder fazer a ligação entre as cidades com conforto, ar condicionado, rapidez". A ambulante Francisca Oliveira, moradora de Juazeiro, também espera ansiosa pela inauguração. "Faz muito tempo que a população não usa o trem. Quando era criança tinha. Me sinto muito feliz pelo Juazeiro. Agora, o trem só vai melhorar tudo", aposta.
Portal do Governo do Estado.
Thiago Aguiar

Nenhum comentário: