sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Realidade.

Durante as romarias em Juazeiro, um fator já comum acontece nas imediações do Centro e das principais igrejas, no período noturno mulheres e homens prostituem seus corpos, é um fato triste que não combina com o estilo de evento que a igreja realiza.
Mas como em grandes eventos todos os tipos de pessoas chegam à cidade, dentre eles as garotas e os garotos de programa. Vale salientar que várias denúncias foram realizadas por pessoas que utilizam as construções paralisadas do Centro de Apoio ao Romeiro para praticar sexo, é preciso aumentar a vigilância da segurança pública para evitar esse tipo de situação constrangedora. Essa é a realidade, no mesmo local foi encontrado recentemente um cadáver em estado crítico de decomposição e era romeiro que estava desaparecido, a vegetação alta cobriu o mesmo, mas capinador da prefeitura ao realizar a limpeza do local se deparou com o corpo em estado impressionante de decomposição.
Thiago Aguiar

Orçamento Participativo Jovem.



Muito se tem falado sobre OP- Orçamento Participativo, eu mesmo em Juazeiro participei de iversos encontros populares com cidadãos de cada bairro, para a formação do conselho municipal do orçamento parcipativo, que hoje unindo todos os bairros conta com mais de 200 membros, isso significa, população ativa, participando das decisões administrativas da Prefeitura Municipal.




Mais detalhes a seguir:
O Papel Político
O Orçamento Participativo é uma forma pública de poder, não estatal, mas civil. É através do Orçamento Participativo que o cidadão pode participar do poder municipal e decidir sobre o conjunto do orçamento. Isso significa maior democracia, pois o governo passa a ser exercido pela população.Ouvir a voz do cidadão, individual ou coletivamente, e de forma permanente, fazer do setor público um instrumento a serviço da população, controlar e distribuir a riqueza vinda dos impostos pagos por todos, é o desafio que a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte encarou ao criar o Orçamento Participativo.Agora, em Juazeiro, temos cidadãos ativos, que tomam decisões e que têm uma participação política direta junto ao governo local.




O Conselho do Orçamento Participativo discute e aprova a Proposta Orçamentária, antes que seja enviada à Câmara de Vereadores. O Conselho terá reuniões ordinárias mensais, e extraordinárias, quando se fizerem necessárias.




Os recursos para investimentos no município são divididos de acordo com os seguinte critérios de progressividade, pois as regiões são desiguais: carência do serviço ou infra-estrutura na região; população total da região; prioridade escolhida pela região. A esses critérios são atribuídos notas e pesos, o que permite montar uma grade com todas as regiões e com os investimentos que nelas serão feitos.


Diante deste quadro de grande participação popular, decidiremos juntamente com os órgãos competentes, a criação do OPJ - Orçamento Participativo Jovem, a classe jovem de Juazeiro necessita mobilizar-se e defender mais direitos que lhes são fornecidos, através da Juventude Petista de Juazeiro, criaremos também a mobilização para incentivo da participação dos jovens nas Políticas Públicas, ainda a criação do Centro de Referência da Juventude, que acolherá Jovens e pré-adolecentes de rua e de comunidades carentes, todo o projeto deste centro ainda está no papel porque deverá ser implementado gradativamente com a participação de toda Juventude através do Orçamento Participativo Jovem.


Por isso a grande importancia da participação de toda Juventude juazeirense, o OPJ é um projeto do grupo de Jovens do Partido dos Trabalhadores, que poderá receber o apoio do Governo Municipal, mas todos os Jovens poderão participar e opinar neste orçamento que deverá ser um direito de todo adolecente participar após criado, independentemente de sua índole política, funcinará igualmente ao OP comum, ou seja a participação de TODOS será uma oportunidade elementar.


A opinião de todos é importante! Comente sobre este asunto.
Thiago Aguiar

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O leilão acontece dia 14 de dezembro e conta com um total de 441 projetos habilitados.

Será realizado no dia 14 de dezembro o primeiro leilão de energia específico para a matriz eólica do País. Foram habilitados para este leilão um total de 441 projetos que somados resultam em 13.342 megawatts (MW) em oferta. O Ceará terá 118 projetos desse total, o que equivale a uma geração de 2.743 MW, deixando o Estado como o segundo maior número de propostas, atrás apenas do Rio Grande do Norte. A realização do leilão específico para energia eólica era antiga reivindicação do setor e dos governos estaduais, uma vez que além de incrementar a produção dessa energia limpa, poderá atrair investimentos da cadeia produtiva do setor.
No Ceará, já existe um protocolo de entendimentos entre a Furhlander e o Governo do Estado para construção de uma fábrica na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) o adiamento “antes estava previsto para 25 de novembro” se deve ao grande interesse dos investidores e a falta de tempo hábil para a entrega dos estudos necessários.
Até o ano de 2007 o Ceará disponibilizava ao Sistema Interligado Nacional (SIN), através de fonte eólica, uma potência de 17,4 MW, mediante a produção dos parques de Prainha, Mucuripe e Taíba, instalados na década de 1990. A partir de 2008, através do Programa de Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), que instala 14 projetos eólicos no Estado (totalizando 500,9 MW), foram acrescidos 79,23 MW por meio de cinco usinas eólicas. Este ano o Estado passou a contar com mais 54,0 MW em operação de janeiro até agosto passado. Atualmente o Ceará tem 11 usinas em funcionamento, sendo oito do Proinfa e três da década de 90, que totalizam 267,90 MW.
O Ceará é um dos estados pioneiros no setor de energia eólica, no país, e já catalogou em estudo que resultou no Atlas Eólico do Estado do Ceará, seu potencial eólico de 25 mil MW on shore (terra), podendo chegar a 35 mil, com mais 10 mil MW off shore (mar). Isso significa mais de 10 vezes a demanda máxima de energia elétrica requerida pelo Estado, segundo dados da Coelce, a distribuidora de energia local. Ou seja, o Estado tem condições para alcançar a auto-suficiência com a energia produzida pelos ventos, sem falar na solar e na energia das ondas, outra iniciativa pioneira do Ceará.

Assessoria de Imprensa da Seinfra:José Milton (comunicacao@seinfra.ce.gov.br – (85) 3101.3765) Thiago Aguiar

METRÔ. Viagem entre Juazeiro e Crato deve durar 28 minutos.


A população de Juazeiro do Norte e do Crato já tem grande expectativa com o início da operação do Metrô do Cariri no dia 24 de novembro. O sistema vai ligar as duas cidades ao longo de 14 quilômetros e nove estações. Os passageiros farão o percurso em 28 minutos. A demanda inicial do Metrô do Cariri estimada é de cinco mil passageiros por dia.
O recepcionista José Leite, que mora no Crato, mas trabalha em Juazeiro do Norte, entusiasma-se com a facilidade que o Metrô do Cariri vai trazer para sua vida, já que atualmente ele faz diariamente o percurso entre as duas cidades de ônibus. "Juazeiro do Norte é o centro comercial e industrial para os moradores do Cariri e mais da metade dos moradores do local trabalha lá. Com o metrô, vai haver muito desenvolvimento econômico da cidade, aumentando o fluxo de pessoas e capitais".
O Metrô do Cariri vai ser operado por veículos leves sobre trilhos (VLTs). Serão dois trens com quatro carros, cada, com tração diesel e todos climatizados com ar-condicionado. O trecho atendido pelo serviço é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (Rffsa) até o início dos anos 80. Atualmente, o ramal tem sua operação de cargas administrada pela Transnordestina Logística.
Para a penerista Suely Alves, que mora em Juazeiro do Norte, o início da operação do Metrô do Cariri só lhe trará boas lembranças. "Acho muito romântico a volta do trem. É muito útil, vai poder fazer a ligação entre as cidades com conforto, ar condicionado, rapidez". A ambulante Francisca Oliveira, moradora de Juazeiro, também espera ansiosa pela inauguração. "Faz muito tempo que a população não usa o trem. Quando era criança tinha. Me sinto muito feliz pelo Juazeiro. Agora, o trem só vai melhorar tudo", aposta.
Portal do Governo do Estado.
Thiago Aguiar

Enganando os inocentes.

Os críticos de plantão que me compreendam, mas sinceramente não sei onde a impressa corrompida pela oposição da atual administração quer chegar, aplaudem a posição do Ministério do Trabalho que sugeriu a prefeitura anular o concurso público por fatos que até agora não foram comprovados, e tenta colocar mais uma vez o povo contra a administração.
Hora, continuar repercutindo uma situação que deverá prejudicar a mais de 20 mil inscritos, é retroceder a erros passados, se houver culpados de um suposto erro estes mesmos deverão ser punidos exemplarmente, até agora o que foi apresentando foram acusações que não obtiveram provas, que são de fundamental importância para um difícil cancelamento.
O interessante (pra não dizer ridículo) é que o apresentador do “Cidade Urgente", fala a notícia como se a prefeitura ainda que errada não tivesse coragem para reconhecer um erro, coragem que ele admira nos outros, ele não reconhece e critica, porque ele mesmo não a tem, como por exemplo assumir o que aprontou na cidade de Iguatú, Sem falar ainda dos cheques sem fundo que ele costuma apresentar no comércio, é Sr. Wilson Melo, as vezes confiar nos outros tem um preço caro, para complementar seu curriculum, assumiu o partido do PSDC, que sem dúvidas só tende a descer com tantas peças ultrapassadas, lembro que o PSDC é o mesmo partido do Deputado estadual Ely Aguiar, que também não tem conseguido representar o Cariri, como se esperava, o Cariri que o elegeu na ultima campanha, não tem recebido a atenção merecida do mesmo.
Em relação ao apresentador Iguatuense, é mais confiável que o mesmo permaneça frente as câmeras, mesmo que sem credibilidade. ao menos assim o povo está vendo oque ele diz e não faz.
As vezes eu percebo que assim como Murilo Siqueira, o Wilson Melo as vezes parece acreditar nas próprias fantasias e mentiras que cria, isso é uma coisa em comum entre eles, mesmo que para algumas pessoas seja imperceptível. Thiago Aguiar

Demos hoje na TV.

Se você não quiser se aborrecer. Se você quiser ter uma noite tranquila, deslique a TV hoje à noite. O programa do DEM que irá ao ar hoje -aquele do qual Rodrigo Maia mandou tirar imagem de José Serra- trará três frentes de ataque ao governo Lula: a violência no Rio, o vazamento do Enem e a tentativa de recriar a CPMF. Sobrou ainda um tempo para bater no MST.Propostas? Nenhuma! Thiago Aguiar

Túnel do tempo...















Desfile 7 Setembro na Rua São Pedro.
Thiago Aguiar

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Registro.

Na foto,(à esquerda) o ex-prefeito Dr. Mauro Sampaio e o escultor da estátua do Pe. Cícero Armando Lacerda.
"Uma surpresa! Armando havia optado para erguer uma estátua de 12 metros e não 7 metros. O modelo do protótipo media 1,20 m, Esse modelo foi presenteado ao Doutor Mauro. O passo seguinte era arranjar um local adequado para iniciar a montagem do modelo da estátua. Um amplo galpão. O velho armazém da antiga usina de algodão da P. Machado, na rua São Paulo esquina com São Francisco, foi o escolhido e aprovado. O corretor de imóveis o conhecido Jaime Magalhães foi o responsável por essa transação. Durante a construção da modelagem da estátuas Armando Lacerda tomou uma decisão surpreendente. O modelo foi redimensionado para ter 17 metros, fora base, e não mais os 12 metros imaginados anteriormente. O engenheiro Rômulo Ayres Montenegro ficou encarregado de realizar os cálculos de engenharia da base e da estátua. O resultado foi além do esperado e o Doutor Mauro inaugurou o monumento no início de novembro de 1969. Um ano antes, em dezembro de 68 não pude resistir a um convite irrecusável do Grupo J.Macedo, na pessoa de Darci Costa, para assumir a direção de projetos especiais do jornal Gazeta de Notícias de Fortaleza. No dia a 1° de Novembro de 1969, durante a inauguração do monumento, por nossa iniciativa, a Gazeta fez circular uma edição histórica,antecipadamente vendida, de 25 mil exemplares em homenagem a esse fato extraordinário." Thiago Aguiar

Brasil virará um canteiro de obras nos próximos cinco anos, diz Miguel Jorge

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge, afirmou hoje que o Brasil se tornará um grande campo de obras nos próximos cinco anos graças ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e graças aos eventos internacionais que o país sediará.
No próximo ano, o governo investirá em muitas obras de infraestrutura, afirmou o ministro, durante visita à Feira Internacional da Indústria dos Transportes (Fenatran,) em São Paulo. "O Brasil virará um canteiro de obras nos próximos cinco anos – temos muito o que fazer para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016", ressaltou Miguel Jorge.
Segundo ele, o país ficou muito tempo sem investir em obras de infraestrutura. "Tinhamos desaprendido a planejar, e o PAC trouxe um novo patamar para o setor de infraestrutura."
O ministro informou que a licitação do trem bala, que ligará a cidade de Campinas (SP), ao Rio de Janeiro, deve sair até o final do ano e que a obra deve custar aproximadamente US$ 15 bilhões.
Para ele, o país deve investir em inspeções veiculares mais rígidas para impedir que veículos de grande, pequeno e médio portes circulem sem condições pelas ruas e estradas.
"Estamos tentando, há anos, renovar a frota. Acho impossível que um país pague algo como R$ 1 mil para comprar um carro usado e ganhar apenas R$ 800 com sucata. Deveríamos investir em inspeções veiculares mais rígidas e ainda aumentar os impostos de veículos mais antigos. Todos os países usam este método", disse o ministro, acrescentando que os bancos públicos têm dinheiro do fundo garantidor para financiar esta nova frota. Thiago Aguiar

Falta matéria-prima.

A Petrobras, através da Lubnor, vai importar5 mil t de asfalto este mês e mais 16 mil t em novembro, afirmou o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. É a primeira vez que a companhia compra o produto no mercado externo, conseqüência direta do aumento da demanda nacional, principalmente no Nordeste. A Petrobras produz hoje cerca de 3 milhões de toneladas/ano.
As cargas estão sendo importadas pela Lubnor e, possivelmente, pela Reduc. “É uma demanda pontual, mas, esse projeto dando certo, nós podemos, no futuro, ser importadores de asfalto, que é muito melhor que importar diesel. O asfalto, assim como o óleo combustível, vale menos que o petróleo”, afirma Costa.
Com a entrada das unidades de coque nas refinarias, diminui consideravelmente a produção de derivados pesados, como o óleo combustível e o asfalto. “As refinarias novas não vão produzir asfalto, vão produzir derivados leves de maior valor agregado. É muito mais competitivo para o país”, completa. Isso explica também a paralização nas cidades de Juazeiro do Norte e Fortaleza e obras do PAC em diversas cidades.

E mais:
Em nota enviada ao JORNAL O POVO, o diretor -geral do órgão, Luiz Antônio Pagot, afirmou que, no momento, está desenvolvendo uma ação conjunta com a Petrobras para resolver o desabastecimento de material betuminoso em algumas regiões. E confirma que a Lubnor não está atendendo à demanda do Nordeste, ``já que a refinaria produz apenas 25 mil toneladas por mês e a demanda é superior a 30 mil``. Por isso, além da importação, foi decidido que haverá fornecimento a partir das refinarias Reduc (RJ) e Gabriel Passos (MG). ``O problema, portanto, é muito mais de logística de distribuição do que da falta de produto``, afirma. Thiago Aguiar

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Revolução Política.

Muito se tem falado sobre REVOLUÇÃO, a oposição critíca insessantemente o goveno da Revolução Democrática, outros apoiam e admiram um modelo mais aberto, ainda que neste primeiro ano, os trabalhos estejam lentos por burocracía e verba insuficiente, mas hoje você poderá ter uma noção básica do significado deste novo modelo de governo.
O estudo das motivações, processos e conseqüências da revolução política é de interesse fundamental devido à profunda influência que esses movimentos exercem na vida das pessoas e na evolução da humanidade. A revolução política implica o conflito entre dois direitos históricos: o direito do que existe, a comunidade tradicional da qual depende a vida e o destino dos cidadãos; e o direito do que "pode vir a ser" e que, pelo menos na opinião dos revolucionários que o defendem, "deveria ser", pois tem o objetivo de reduzir a dor humana e a injustiça social.
O argumento ético que justifica a revolução deve apoiar-se em critérios racionais e, mais ainda, históricos. Por conseguinte, depende de uma avaliação histórica, na qual os revolucionários sempre apostam no futuro e numa sociedade em que exista melhor aproveitamento dos recursos e dos avanços técnico e material, de tal modo que se ampliem a felicidade e a liberdade individuais. O que é utópico no momento de sua formulação, se converte, se a revolução triunfa, na nova ordem sobre a qual terão suas bases a moral e a ética. Assim, todos os valores universalmente aceitos foram fruto de revoluções históricas: o valor da tolerância teve origem nas guerras civis inglesas e na revolução que atribuiu ao Parlamento o poder político real; o reconhecimento dos direitos humanos como inalienáveis e irrenunciáveis surgiu das revoluções americana e francesa do século XVIII; a aceitação da solidariedade e da igualdade econômica resultou dos movimentos revolucionários marxistas que, depois da revolução russa de 1917, se estenderam por grande parte da Terra.
As várias revoluções registradas ao longo da história têm características próprias, mas é possível distinguir determinados fatores comuns a todas elas. Em primeiro lugar, essas revoluções ocorreram em sociedades que alcançaram certo grau de prosperidade e desenvolvimento econômico. Seus protagonistas, ao contrário do que se poderia pensar, não são os membros mais pobres e destituídos nem os mais incultos, mas intelectuais descontentes das respectivas comunidades que, como líderes do movimento revolucionário, desempenham a dupla função de críticos do regime vigente e propagadores da ideologia revolucionária. Thiago Aguiar

Estacionamento do Romeiro.



O Ministério do Turismo, através da Caixa Econômica Federal fez empenho no valor de R$ 975 mil para construção do estacionamento do romeiro. O recurso será transferido em breve para o município que pretende iniciar a obra o mais rápido possível.

O prefeito Dr. Santana ressaltou o esforço do Deputado Guimarães para conseguir a verba, que resolverá um grande problema enfrentado no período de romaria.

O estacionamento do romeiro será construído, numa área já definida, nas proximidades do Luzeiro do Sertão e terá capacidade para 400 veículos pesados. O local será dotado de infraestrutura, que inclui banheiros públicos, quiosque para lanchonete, Posto de lavagem de Veículos, segurança (Guarda Municipal) e centro administrativo.
Thiago Aguiar

Livro que faz refletir...

Um texto não interpretado permanece vivo para sempre

Uma livreira me contou. Um pai foi à sua livraria e comprou o livro O patinho que não aprendeu a voar, para seu filho. No dia seguinte, voltou muito bravo. "Meu filho chorou ao final do livro. Ainda chora quando se lembra do patinho que não aprendeu a voar. Isso é livro que se dê a uma criança?"Eu compreendo. Ele quer que seu filho só tenha alegrias. Ele quer que os livros que seu filho lê sejam engraçados e façam rir. As crianças não deveriam ler livros que fazem chorar.Mas tristeza não é coisa ruim. A poesia brota da tristeza. Alberto Caeiro escreveu: "Mas eu fico triste como um pôr de sol/Para a nossa imaginação/Quando esfria no fundo da planície/E se sente a noite entrada/Como uma borboleta pela janela/Mas minha tristeza é sossego/Porque é natural e justa/E é o que deve estar na alma..." Escrevi muitas estórias alegres e que fazem rir. Mas as que mais amo são aquelas que fazem chorar.Por que é que o menininho chorou ao ler a estória do patinho que não aprendeu a voar? Porque sentiu aquilo que minha neta sentiu. Ela falou, em meio às lágrimas: "Vovô, eu não consigo ver uma pessoa sofrendo sem sofrer. Quando vejo uma pessoa sofrendo o meu coração fica junto ao coração dela..." Ela e o menininho sentiram compaixão. Seus corações ficaram junto ao coração de alguém ou de algum bichinho que estava sofrendo. Sofreram um sofrimento que não era seu.Como ensinar a compaixão? De que vale conhecimento sem compaixão? Somente o conhecimento com compaixão cria a bondade. E uma sociedade em que não existe a bondade não é digna de que vivamos nela. Como a nossa, em que a bondade foi espremida nos cantos e as ruas se encheram de medo.Gandhi relata que a experiência que mudou o seu coração foi a leitura de um livro. Ele era ainda adolescente. O livro o comoveu tanto que ele queria ser como o herói, nobre e generoso. Esse sentimento o acompanhou pelo resto da vida. Seu coração ficou junto ao coração do herói. E não importava que o herói nunca tivesse existido, que fosse apenas uma ficção literária. Pois é isso que a literatura faz: se desprega da vida real para dar-lhe um sentido.Livros engraçados são bons. O riso tem a função de mostrar que o rei está nu. Mas não conheço nenhum caso de uma pessoa que tenha sido transformada por um livro engraçado. O riso provoca crítica, mas não provoca compaixão.Pensei então que essa poderia ser uma das maneiras de ensinar compaixão: lendo para o aluno ouvir. Mas para que as estórias façam os seus milagres é preciso que o ouvinte seja possuído pelas palavras e levado ao sabor da voz de quem lê a estória.Fiquei então pensando que seria melhor que gastássemos menos tempo com gramática e análise sintática, e mais tempo com a leitura. É na leitura que se aprende a língua. Leitura sem testes de compreensão, sem interpretações, o que é que o autor queria dizer etc. Pura emoção. Um texto não interpretado permanece vivo para sempre, porque permanece como um enigma que nos comove todas as vezes que o lemos. Mas um texto interpretado é um texto esgotado do seu mistério, esquartejado sobre a mesa de anatomia da linguagem.Gostaria de conversar com o pai do menino que chorou ao ler O patinho que não aprendeu a voar. O menino entendeu. Sentiu compaixão. Mas o pai não entendeu. Não chorou. Ou, quem sabe, ele ficou bravo não pelo choro do seu filho mas por ter, ele mesmo, sentido vontade de chorar - mas não chorou de vergonha...
( fonte: Revista Educação)
Rubens Alves. Thiago Aguiar

Monumento completa 40 anos.


A estátua do Padre Cícero está localizada na Serra do Horto em Juazeiro do Norte, Ceará, e foi esculpida pelo artista nordestino Armando Lacerda no ano de 1969. Com 27 metros de altura, foi erguida no local em que o "padim" costumava fazer seus retiros espirituais.O Padre Cícero, ou Cícero Romão Batista na devoção popular é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Devido ao seu carisma, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e da Região Nordeste do Brasil. E essa semana completa 40 anos. O ex-prefeito Mauro Sampaio, responsável pela idéia da construção do monumento, orgulha-se, e cada vez que sobe ao horto, relembra os primeiros dias de sua administração, quando decidiu erguer o síbolo do nordestino a décadas. O Cearense do século, Padre Cícero movimenta mais de 2 milhões de pessoas por ano. E fez de Juazeiro o centro da economia do interior cearense. O segundo maior centro cmercial e industrial Juazeiro se destaca em diversos setores, e inova com edificações gigantescas, coisas que o ex-prefeito Dr. Mauro Sampaio, não imaginava. Progresso é o logotipo dos negócios em Jazeiro, um fenômeno incrível.
Acima primeira fotografia aerea feita em 1969, e a segunda imagem é a ultima publicada já deste ano de 2009.

Thiago Aguiar

Vale a pena ver de novo!


Exclusivo!
Em homenagem aos 40 anos da estátua feita por Armando Lacerda e ao aniversário do Lula, relembro em postagem passada, as passagens de Lula por Juazeiro, ultima visita ao horto em Juazeiro.
Encontrei tal registro, em meus arquivos de fotos, não tenho tanta certeza, mas acho que a salvei , quando Dr. Santana ainda tinha seu orkut, em 2007, é uma fotografia Histórica e muito interessante da visita de Lula ao Horto em Juazeiro, Dr. Santana, provavelmente, já do Partido dos Trabalhadores acompanhando Lula ao horto, tal fotografia provavelmente, deve ter sido tirada na década de 70, em suas batalhas de militâncias pelo Brasil, mesmo com poucas informações apuradas, não me conti de anciedade para mostrar a todos, que essa parceiria, que hoje é Federal e Municipal, tem surtido efeitos, são centenas de projetos em andamento, construções habitacionais em andamento, obras do PAC, encaminhadas a Juazeiro, e é sim uma parceiria de longas datas.

Na segunda fotografia, a ultima visita de Lula a cidade de Juazeiro do Norte, já na adiministração de Dr. Santana, e na presença do Governador Cid Gomes. A diferença e os contrastes entre as imagenes é bastante curiosa. Mas não deixa de dar orgulho aos nossos corações petistas, em analisarmos que hoje Juazeiro do Norte tem essa aliança com o presidente do país.
Para os cegos que só conseguem fazer críticas desconstrutivas, exergam agora que Juazeiro do Norte tem todas as ferramentas para desenvolver-se mais ainda, pois são pessoas assim, nascidas, e vividas na simplicidade e na militancia, que nasce grandes histórias, e grandes governos honestos e democráticos e não apenas por ser do mesmo partido.

Peço por gentileza, quem souber de mais informações sobre esta foto, comente. Thiago Aguiar

OS AMERICANOS...



Primeiros Rapazes Evangélicos.


Que constituíram a Missão Batista no Cariri chegaram em agosto de 1936. Vieram determinados a fundar a Primeira Igreja, a Escola Primária Batista e o Instituto Bíblico que, destinado à preparação de rapazes e moças, seria o futuro Seminário Batista do Cariri. E é desta data uma série de fotografias da cidade, tomadas por Edward Guy McLain, o primeiro pastor Batista a se fixar em Juazeiro do Norte e um dos primeiros a vir para o Brasil em 1933. Estas fotos estão num site da Internet e são identificadas como álbum de Guy McLain. Ele prestou um grande serviço à educação juazeirense e sua memória é lembrada numa das ruas da cidade. As imagens nos mostram lugares públicos – ruas e praças, edificações públicas e privadas, e algumas cenas urbanas, além dos primeiros movimentos dos primeiros batistas entre os anos 1936-1938.

Hoje o grupo Batista do Cariri é representadoem Juazeiro pelo Colégio Batista do Cariri. Ha 45 anos. Thiago Aguiar

Transtorno na Virgílio Távora.


Uma imagem vale mais que mil palavras. Diariamente ao voltar do trabalho, os juazeirenses que utilizam-se da Av. Virgílio Távora, se deparam com uma revoltante irregularidade, caminhões de carga de bebidas, estaciona justamente nos horarios de maior movimentação, interditando a via contrária e causando um verdadeiro congestionamento. Infelizmente nenhuma autoriade responsável é acionada, e o problema se repete causando desgaste de todos que ali trafegam.
Vai aqui a minha denúncia aos órgãos competentes, todos sabemos que o trânsito em nossa cidade é um desafio para o DEMUTRAN, mesmo assim, vale às 17:30 verificar esse problema que já está tornando-se um caos. E está na hora de acabar.
Vale Salientar que esta fotografia foi registrada as 15:00hs.
Thiago Aguiar

Juazeiro do Norte.

Finalmente um problema que envolve consumidores e também os próprios comerciantes informais da Rua São Paulo, no Centro deste município, deverá ser solucionado. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) promete, até o fim deste ano, transferir mais de 200 barraqueiros, vendedores de frutas e verduras, para outro local. A proposta é alojar o pessoal nas instalações da Usina Bezerra, nas proximidades.Segundo a secretária da Semasp, Onélia Maria Moreira Leite, a ideia é oferecer um espaço com maior comodidade e mais organizado, com bancas padronizadas. Ela afirma que todo um trabalho de divulgação será feito para que os consumidores se habituem a frequentar o novo espaço de compras.São décadas de permanência dos vendedores na Rua São Paulo e também nos arredores, incluindo também algumas barracas nas ruas Padre Pedro Ribeiro e Santa Luzia, também no Centro da cidade. Segundo o chefe de fiscalização da Semasp, Paulo Menezes, já foi feito um cadastramento dos vendedores, e uma assistente social passou pelo local. Ela assegura que haverá prioridade para as pessoas que estão comercializando os seus produtos há mais tempo no mercado.Segundo o vendedor João Alves Neto, a ideia de realocar o pessoal é boa, mas tem que ser para um local certo, para no futuro não haver problema. São mais de 30 anos que ele comercializa seus produtos e afirma que não há outro espaço para garantir o sustento da família.Esse processo de transferência dos vendedores já vem de alguns anos. Em cada administração, a realocação de pessoal tem se tornado uma polêmica, mas o trecho da Rua São Paulo, em que ficam a barracas, tem se tornado um problema pelo aumento do tráfego na cidade. Aos sábado, o trecho da rua chega a ser interditado, inclusive com aumento dos vendedores, que estão vindo de outras cidades para vender bananas.
DN. Thiago Aguiar

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Setor Imobiliário.


Essa paisagem hoje está se tornando cada vez mais corriqueira em nosso dia-a-dia, mas nem sempre foi assim, um dos bairros mais caros e planos de Juazeiro, a Lagoa Seca, torna-se gradativamente neste século, o bairro onde mais se contrói no interior Cearense, mas também a qualidade de estrutura é relativa, pois ainda não ha saneamento básico, mas já ha projetos, inclusive do PAC, realizará a macredrenagem também neste bairro.
Além de ser a única do interior, possuidora dos mais altos edificios, contrução, é um dos setores que mais se desenvolve em Juazeiro, hoje ha contrução de duas obras em andamento acelerado, de grande porte, uma é o segundo mais alto edificio do Ceará pela WR, o outro é o HRC Hospital Regional. Esses são os maiores. Em breve Juazeiro tornar-se-a um dos líderes no ramo de contrução civil.
Thiago Aguiar

A casa um dia cai.

No ultimo domingo, o blog do Juazeiro publicou a seguinte matéria:



A (ANATEL) Agência Nacional de Telecomunicações, encaminhou ao Ministério das Comunicações denúncia contra a Fundação 15 de Agosto, responsável pela Tv Verde Vale. A denúncia executada pelo sr. João Bosco Gomes Leite (foto) presidente da Associação dos Técnicos em Imobilizações Ortopédicas do Ceará (ASTEGO) com sede em Juazeiro do Norte, na rua Senhora Santana, 621 - Salesianos.



No ofício de n° 1526/2009 a Anatel expõe que "foi encaminhada ao Ministério das Comunicações para as providências cabíveis, por se tratar de entidade regularmente outorgada para operar o serviço de Radiodifusão de Sons e Imagem, modalidade Educativa, no município de Juazeiro do Norte".



No entender do denunciante a Tv Verde Vale não cumpre sua função educativa. "Quais são os programas educativos veiculados por esta emissora? O que se vê, na realidade, são programas exatamente iguais, ou até piores, dos que são exibidos nas emissoras comerciais.

Outra prática que nivela a Tv Verde Vale às emissoras convencionais, é a exibição de propaganda, o que é vetado por lei específica", ressalta o sr. João Bosco Gomes Leite.



No ofício da ANATEL, o segundo parágrafo informa que, para "esclarecimento adicional, favor contatar-nos por meio dos telefones supramencionados". Este telefones são: (85) 3304-3200 e fax - (85) 3257-1118.Assina o documento o sr. José Everardo de Sousa Leite, Gerente Regional ER09 da ANATEL- Fortaleza-Ce. O ofício traz a data de 30 de setembro de 2009 e foi entregue pelo correio no dia 23 de outubro, sexta-feira passada.
Tirando os cheques sem fundo de um apresentador, a emissora agora esta sendo mais uma vez processada pela populção por fraqueza de teor, não ha quase nada de futúro exibido pela TV, pedindo para sair do ar. Cheia de irregularidades e imagem analógica de péssima qualidade, não vem agradando nem gregos, nem troianos nem aos Caririenses. O Ministério das Comunicações agora deverá investigar, e sem dúvidas, onde ha fumaça ha fogo. Thiago Aguiar

sábado, 24 de outubro de 2009

Imagens que circulam na internet.


“Quem consegue trazer para o Brasil a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos elegerá Dilma com o pé nas costas. E a ela sucederá quatro anos depois”.
Thiago Aguiar

Quero aniversário com vitória de Dilma em 2010, diz Lula


O Presidente Lula disse neste sábado durante comemoração de seu aniversário de 64 anos que espera nesta mesma data no ano que vem estar comemorando a eleição da ministra Dilma Rousseff, para a Presidência da República. Apesar da comemoração de hoje, o aniversário de Lula será na terça-feira dia 27, hoje militantes e simpatizantes levaram bolo para o Presidente.
Ao ser questionado por jornalistas se o seu pedido de aniversário ao soprar a velinha do bolo seria por uma vitória de Dilma em 2010, Lula afirmou que não podia comentar o assunto porque isso seria um descumprimento da lei eleitoral.
"Isso eu não posso (falar sobre eleição), porque está fora de época eleitoral e a legislação não permite nem em sonho que eu possa fazer qualquer pensamento positivo sobre a Dilma antes da convenção partidária e de ela se afastar do governo. Mas, no meu próximo aniversário, eu, se Deus quiser, estarei comemorando a eleição dela", diz Lula.
Lula defendeu que em 2010 o Brasil acompanhe campanhas eleitorais "civilizadas".
"Vamos ter eleição, um momento de consagração da democracia no País, mas é importante que as campanhas sejam civilizadas , que as campanhas sejam com o interesse de politizar a sociedade", afirmou.
O Presidente recebeu nesta manhã alguns populares e simpatizantes do PT, que trouxeram bolo e cantaram parabéns. A banda da presidência tocou músicas em homenagem a Lula, como o hino do Corinthians.
Os convidados estavam descontraídos - o ex-ministro das Cidades e ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra estava de chinelo e bermuda, por exemplo. O Presidente agradeceu a presença de todos e disse estar feliz por completar 64 anos com saúde e se sentindo "um menino".
"No mais, estou feliz porque completo na terça-feira 64 anos com muita saúde, com muita disposição, me sentido um menino de 63", disse ele provocando risos entre as pessoas que se amontoavam a sua volta.
Segundo a organização, cerca de 150 pessoas participaram do evento. Como estava o evento com menos participantes do que em outros anos em que populares vieram cumprimentá-lo por seu aniversário, Lula saiu da grade de segurança e distribuiu abraços entre os presentes.
Thiago Aguiar

Foto do dia!

Praça Pe. Cícero, hoje(24/10) ao meio dia.

Thiago Aguiar

Nova Fábrica da YPIOCA.

O Ceará consome cerca de 150 milhões de litros de etanol por ano. Vem praticamente tudo de outros estados. Ontem o Governador participou da inauguração, em Jaguaruana, de uma unidade de produção de álcool do grupo cearense Ypioca que irá produzir aqui, um terço do nosso consumo - 50 milhões de litros. Para esta unidade, o Grupo Ypioca já planta 4.000 ha de cana e demandará mais 4.000 ha de produtores da região.
A nova unidade de beneficiamento do Grupo Ypioka, que vai produzir cachaça, etanol, álcool neutro (para fabricação de outras bebidas) e álcool anidro (para compor a mistura com a gasolina), teve um investimento de R$ 80 milhões em três anos.

Vão ser plantados algo em torno de seis mil hectares de cana-de-açúcar em Jaguaruana, mas para unidade funcionar completamente, vai precisar de mais quatro mil hectares, que virão da aquisição de produtores da região. ``Com mais duas unidades, a gente já se tornaria autossuficiente``, reiterou o governador.

"Vamos comemorar a autossuficiência em álcool em pouco tempo", estimou o governador Cid Gomes, ontem, na inauguração da sexta unidade de produção do Grupo Ypioka, em Jaguaruana. Thiago Aguiar

Regional. Falando Nisso!


Usina em BarbalhaDurante a inauguração da nova unidade o governador Cid Gomes anunciou que vem realizando estudos e buscando parcerias visando reativar, em Barbalha, a usina Manoel Costa Filho para produção de álcool, ou mesmo construir uma nova na região do Cariri. A capacidade da usina de Barbalha é de produzir entre 50 e 60 milhões de litros/ano."Esse é um setor que não tinha tradição no Ceará e o grupo está demonstrando fortemente que é absolutamente possível investir nessa área", disse o governador. A família Telles, dona do grupo Ypióca, é um dos possíveis parceiros da empreitada de Barbalha. "Tudo depende do resultado dos estudos que estão sendo feitos", informa, sem mais detalhes, Everardo Telles, presidente do Grupo.O governador citou que um dos problemas para a quebra da usina de Barbalha foi o alto preço da energia elétrica necessária para manter o maquinário funcionando. Tomando o novo parque Ypióca como exemplo, ele disse que poderá utilizar a mesma tecnologia de produção que permite independência a baixo custo através de meios alternativos. Lá, uma parte do bagaço é aproveitada para a geração de energia elétrica, tornando a unidade fabril autossustentável.A destilaria inaugurada ontem tem capacidade instalada para produzir 90 milhões de litros de aguardente por ano e irá gerar 360 novos empregos. "Além do número de postos de trabalho que é um dos pontos mais importantes principalmente se tratando dessa região, é uma atitude pioneira o fato de ter uma unidade que nasce exclusivamente para a produção de etanol e com grande capacidade", destacou Cid Gomes.O novo parque tem 100 mil metros quadrados de área industrial, em uma propriedade de 6 mil hectares. "Estamos aplicando toda a nossa expertise em investimentos para acompanhar esse segmento de produção de etanol", disse Everardo Telles. Os investimentos na nova unidade são da ordem de R$ 80 milhões investidos na produção de etanol, cachaça, álcool neutro e álcool anidro.A nova unidade está apta a empregar altos níveis de tecnologia para a produção de diferentes produtos a partir de uma mesma estrutura.A unidade de Jaguaruana é a sexta fábrica da empresa que tem 160 anos de existência. As outras cinco unidades fabris têm capacidade instalada de 126 milhões de litros de aguardente de origem ao ano.


Fonte: DN
Thiago Aguiar

Tudo Novo de Novo!



A inauguração da delegacia de Juazeiro foi adiada, e não ha data prévia para inauguração, as viaturas estão chegando aos poucos na cidade, todos os equipamentos estão sendo montados, e está quase tudo pronto.
Sabemos que os policiais do Ceará tem um dos salarios ainda mais baixos do Brasil, mas ganharam uma compensação , com cabine dupla, câmbio automático, tração quatro por quatro integral e bancos de courvin, ar-condicionado, computador de bordo, a primeira das novas viaturas deverá chegar próxima semana. Ainda que haja luxo e veículos de qualidade, é preciso, capacitação, e reciclagem constante dos policiais que desenvolvem em sua maioria no Ceará um trabalho elementar para toda população.
Ao todo, o Ceará adquiriu mais 200 novas viaturas, sendo 126 para a PM e 74 para a Polícia Civil. O objetivo é colocar uma nova viatura para cada uma das 50 delegacias que estão sendo construídas no Estado.
A delegacia de Juazeiro é regional do Cariri, e as viaturas PM, atuais estão sucateadas, quase impossível de se trafegar, um desrespeito para com todos. Além disso, fardamentos e equipamentos de trabalho deveriam ser forncidos semestralmente aos policiais, o que não acontece. Não adianta impressionar visualmente a população, é preciso qualificar e dar dignidade não só para quem recebe a segurança pública, mas também para quem a fornece. Ainda assim o Governo do Estado está de parabéns pela inciantiva, chega tarde, mas chegou. Se não existisse um governo estadual preocupado com o interior não chegaria nunca.

Thiago Aguiar

Juazeirense.


O Juazeirense Frederico Santana, radicado em João Pessoa – PB, lançou na semana passada o livro Noções de Execução Penal e Penas Privativas de Liberdade, abordagem do sistema penitenciário paraibano, editora Elógica Livro Rápido, 208 páginas, ISBN 978857716-634-3. O presente trabalho é fruto de sua percepção na área Jurídica como advogado, de sua formação também em psicologia e atualmente trabalhando na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba- SECAP.
O livro traz de maneira esquematizada o universo da Execução Penal dando enfoque as penas Privativas de Liberdade em seus mais variados aspectos e circunstâncias, tudo conforme o que se tem de mais atual, expondo ponto de vista dos mais renomados doutrinadores e de nossos Tribunais. Por conseguinte, faz-se um panorama sucinto da realidade penitenciária da Paraíba, com dados e estimativas coletados pelo Ministério da Justiça e SECAP.
Veja um texto escrito por Frederico Santana. http://www.paraibaemqap.com.br/artigos_destaque.php?id=7
Thiago Aguiar

Concurso para gari no Rio registra 45 inscrições de candidatos com doutorado

O concurso para 1,4 mil vagas de gari da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro recebeu, até a terça-feira (20), 109.193 inscrições. Entre os inscritos, 45 afirmaram ter doutorado, 22 mestrado e 80 pós-graduação, segundo registros da Comlurb. As inscrições encerram na sexta-feira (23) . As vagas serão preenchidas gradativamente durante o ano de 2010. A remuneração é de R$ 486,10, com direito a plano de saúde, ticket refeição, no valor mensal de R$ 237,90, e vale-transporte. Do total, 70 oportunidades são para deficientes .

De acordo com os registros da Comlurb, apesar dos candidatos que se afirmaram doutores e mestres, a maioria dos inscritos afirma possuir o ensino fundamental: 57.455 candidatos.
Em segundo lugar vem o nível médio, com 47.385 inscrições, seguido do nível superior incompleto, com 3.180 canditatos. Há, ainda, 1.026 inscritos que afirmaram ter o nível superior completo
Apesar de os dados serem curiosos, a Comlurb afirmou não ser possível saber se de fato o nível de escolaridade informado pelos candidatos é verdadeiro - o inscrito pode ter escolhido determinada opção por engano. O cargo exige que os candidatos tenham apenas as quatro primeiras séries do nivel fundamental.

A Comlurb disse, ainda, que não pode analisar o fato de pessoas com títutlo de doutorado terem se inscrito para o concurso. Segundo a entidade, trata-se de um fenômeno social.

Vagas

A jornada de trabalho é de 44 horas semanais. O concurso não terá prova escrita, somente testes físicos. A primeira etapa é composta de teste dinâmico de barra fixa para os candidatos do sexo masculino e teste estático de barra fixa para as candidatas do sexo feminino.
A segunda etapa terá teste de flexão abdominal, teste de apoio de frente sobre o solo e teste de corrida de média distância para ambos os sexos. As duas etapas são de caráter eliminatório e classificatório.

Serão convocados para a segunda etapa os candidatos classificados até a posição de número 15.000.

A professora de educação física da Comlurb, Renata Targa, aconselha o candidato a começar a fazer teste de corrida pelo menos três vezes por semana e abdominais.

“As mulheres são mais eliminadas por conta da barra, já que os homens estão acostumados a trabalhar a parte superior do corpo. Elas podem aproveitar o tempo que ainda tem pela frente para treinar mais esse exercício”, diz.As inscrições devem ser feitas entre os dias 7 e 23 de outubro pelo site www.funrio.org.br. Para quem não tem acesso à internet, a Funrio disponibilizará postos de inscrição localizados no Sambódromo (Setor 2, acesso pela Rua Benedito Hipólito com Rua Marquês de Sapucaí, Centro do Rio) e no Centro Esportivo Miécimo da Silva (Rua Olinda Ellis, 470, portão P4, Campo Grande - RJ), das 9h às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 10.
O concurso terá a validade de 24 meses e a expectativa é de pelo menos 200 mil inscritos.
A primeira etapa está prevista para acontecer de 14 a 20 de novembro.

Para os portadores de deficiência será antes - 7 e 8 de novembro. Já a segunda etapa será realizada entre os dias 10 e 13 de dezembro. O resultado será publicado no dia 22 de dezembro. Pelo menos 500 garis serão convocados no início do ano.
Os convocados serão deslocados segundo a demanda da companhia. Para Angela Fonti, presidente da Comlurb, o maior número será concentrado na Diretoria de Serviços Oeste, que vai da Penha até Santa Cruz, seguida da Diretoria de Serviços Sul, abrangendo a Zona Sul, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Centro e Zona Norte até a Penha.

g1 Thiago Aguiar

Romeirão.


Dia 04 de Novembro, a prefeitura Municipal de Juazeiro, estará apresentando o novo projeto de reforma e modernização do Estádio Mauro Sampaio, localizado em um dos bairros mais habitados de Juazeiro, o "Romeirão", tendo o bairro o próprio nome, próximo à completar seus 40 anos, receberá provavelmente em 2010 uma magnifica nova roupagem.
O Estádio Romeirão (oficialmente denominado Estádio Mauro Sampaio) foi inaugurado em 1970. Construído pelo ex-prefeito Mauro Sampaio, o Romeirão foi inaugurado em meio às comemorações do dia do trabalho de 1970, num jogo entre Fortaleza e Cruzeiro, vencido pelo time mineiro pelo placar de 3 a 0.
Independentemente de vitórias ou derrotas, a verdade é que já era merecida a modernização do nosso único estádio, sem dúvida, os problemas comuns em tempos de jogos importantes, como os congestionamentos, e interdição da Avenida Castelo Branco, e a ausência de espaço suficiente para estacionamento, deverá ser também solucionada.

Thiago Aguiar

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Solidariedade?

Murilo Siqueira e Tarso Magno, se quer tentam falar de outras coisas que não impliquem em baixar o sarrafo no governo (porque isso já está ficando monótono), mas é praticamente impossível porque a turma dos "Sem nome" sem caráter, sem moral, e agora sem credibilidade, não demonstram tréguas e não se cansa de fornecer matéria prima.

Essa semana na Camara Municipal, o sr. Vereador Tarso, manifestou solidariedade por Murilo,
é difícil entender a SOLIDARIEDADE de quem se mostra "TRAÍDO", com os TRAIDORES!
SOLIDARIEDADE existe entre cúmplices e aí, dá para entender tudo direitinho!
Thiago Aguiar

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cariri Político.





Este ano está sendo de grandes parcerias no mundo político na Região Metropolitana do Cariri, já próximo ao no fim de sua administração, Cid Gomes encontrou governantes municipais, dispostos a trabalharem unidos, assim como sua amizade com Lula tem surtido grandes efeitos beneficentes, e assim faz acontecer, Juazeiro em alguns pontos tornou-se canteiros de obras, algumas até dia e noite.

Sem objeções, o Cariri este ano tem sido privilegiado com diversas obras já merecidas a muito tempo, graças também a algumas parcerias e solicitações, a construção da Ceasa de Barbalha, do Hospital do Cariri, do Centro de Convenções do Crato e da Rodovia Padre Cícero, do CEO, da Delegacia de Polícia Civil e da Mulher, o Ronda do Quarteirão, o Trem do Cariri e novas estações, dentre outras ações com o governo municipal de Juazeiro e de algumas cidades do sul cearense.

Uma das indicações de evolução sustentável dos municípios caririenses foi a criação da Frente Municipalista do Sul do Ceará. A união de um grupo de municípios defendendo interesses comuns é importantíssimo. 25 prefeitos participaram do evento, ocorrido no auditório da escola municipal Presidente Castelo Branco, em Varzea Alegre no dia 09/03. Além disso, deve existir resultados concretos desta sociedade entre municípios.


Foto:Antônio Vicelmo Thiago Aguiar

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pedestres.

Um dos problemas graves de Juazeiro é em relação aos pedestres. Juazeiro, de acordo com seu desenvolvimento ao longo dos anos, não recebeu espaço suficiente para os pedestres, pesenciei hoje, diversas cenas de veículos que por pouco não bateram nos pedestres que utilizam a rua como passagem. É questão de conscientização, devemos fazer nosso papel quando assumimos o volante ou quando estamos no papel de pedestres, não beber e dirigir e respeitar o limite de velocidade são hábitos a serem tomados, e quando pedestres utilizar a faixa feita exclusivamente para todos nós, a preferencia é dos pedestres, mas tudo tem limite, não se deve abusar.
Thiago Aguiar

Novas linhas.

Novas linhas aéreas

O Aeroporto Regional do Cariri passará a ter mais um voo a partir de dezembro. Será o quinto diário, sendo agora direto para São Paulo. Segundo a gerência do aeroporto, a OceanAir começará a operar com a nova linha a partir do dia 17/12. Os voos sairão de Juazeiro a partir das 8h30. Atualmente esta mesma empresa opera com dois voos para Fortaleza e Brasília, com conexões nos principais aeroportos do Sudeste do País. A Gol, com dois voos, também para a Capital do Estado. Agora só falta mudar os horários d partida, não é justo os voos da madrugada, e quando atrazam os passageiros ficam até amanhecer dormindo nos bancos aguardando o voo.
Thiago Aguiar

Se passando, com Murilo Siqueira.

Murilo Siqueira, uma mentira ambulante, o mais fraco nos inimigos do povo, incrédulo, veste sua máscara de vítima, não sabe ele que sua máscara já caiu, e que o povo não é mais besta, e suas críticas desaforadoras estão demasiadamente defasada. Sua língua ferina não fere mais, atolado nas mentiras que desenhou contra a administração, Murilo tenta sair e só afunda mais ainda, além de perder a credibilidade, se passa por isano.
Fico ainda indignado com tamanha "cara-de-pau", sinceramente é ridículo um reporter que teve todas as oportunidades para crescer, ter credibilidade e tornar-se um "João Ilário" da vida, pagar um papel de reporter caluiniador, contra o trabalho administrativo municipal e sem respostas lógicas para os fatos reais, isso chama-se incompetência. Ele simplesmente não mede suas palavras, e não interessa a quem atinge, abre a bôca e faz "merda", sempre, trabalho que o povo de Juazeiro não merece, nem precisa. Ha profissionais de alto gabaríto ao seu lado, isso faz mais ainda de sua pessoa um reporter sem credibilidade. Até quando Murilo vai falar tanta besteira? Thiago Aguiar

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Os vendedores ambulantes.


Quase quatro décadas depois, nostalgia no cruzamento das ruas São Pedro com a Rua Santa Luzia, a paisagem se moderniza, os automóveis evoluem, quase tudo modifica, exceto os vendedores ambulantes. Cd's, equipamentos do lar, churros, guaraná, tem de tudo para todos os gostos, o comércio informal de Juazeiro, sempre foi representado por uma grande parcela, não é atoa que a mais de 10 anos que o centro de apoio aos romeiros foi idealizado mas ainda inacabado e paralisado. Com a promessa do atual governo do estádo para conclusão o mais breve possível.
Quem reside em Juazeiro, conhece o fenômeno que esta terra tem na força do comércio, qualquer lugar que se instale um ponto comercial, seja no centro ou nos birros extremos, os negócios perceveram, o taleno do juazeirense também é o comércio, o poder e a facilidade de vender. Juazeiro continua sendo a terra do progresso.

Thiago Aguiar

Programação.

Programação das Festividades Comemorativas aos 40 anos daEstátua do Padre Cícero

30/Outubro:
08:00h – Instalação da Placa em homenagem à Beata Maria de AraújoLocal: Sede dos Correios de Juazeiro do Norte
31/Outubro:
08:00h – Lançamento do Projeto “Árvore do Centenário”. Coleta da Semente Juá.Local: Praça Padre Cícero.
21:00h – Show com Padre João CarlosLocal: Praça dos Romeiros
01/Novembro: Dia do Romeiro / 40 anos da Estátua do Padre Cícero
08:30h – Solenidade de instalação da Placa Comemorativa aos 40 anos da Estátua do Padre Cícero- Homenagem a Dr. Mauro Sampaio;- Lançamento do Cartão Telefônico da oi;- Local: Estátua do Padre Cícero.
20:30h – Show Comemorativo com os “Cantores do Padre Cícero”:- Santana o Cantador;- Fábio Carneirinho;Luís Fidélis;- Jota Farias.Local: Praça dos Romeiros
23:00h – Show Pirotécnico – Praça dos Romeiros Estátua Padre Cícero Thiago Aguiar

E quem é Dilma?

Dados técnicos sobre os trabalhos já prestados ao Brasil por Dilma.

Dilma Vana Rousseff.
- Ministra-Chefe da Casa Civil -
Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi aluna de mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela pela Universidade de Campinas (UNICAMP), onde concluiu os respectivos créditos. Desde junho de 2005 é ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República.
Foi Ministra das Minas e Energia (2003-jun.2005), Secretária da Fazenda de Porto Alegre (1986-1988), Presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-1993) e Secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicações do RS (1993-1994 e 1999-2002).
Em 2002, coordenou a equipe de Infra-Estrutura do Governo de Transição instituído pelo Presidente Lula.
Thiago Aguiar

domingo, 18 de outubro de 2009

Juazeiro e Crato.



Do blog "O Rodapé".

Para se ter uma ideia da dimensão dos ataques eclesiásticos, em agosto de 1909, o Bispo auxiliar Manuel Lopes, em pregação na cidade do Crato, declarou: "Povo nobre e altivo do Crato, peço permissão para falar sobre o povo imundo de Juazeiro, que vive guiado por Satanás". Em reposta à frase do Bispo, a população de Juazeiro decretou uma greve geral à economia do Crato, não recolhendo impostos, suspendendo a venda de produtos agrícolas e industriais, além do não comparecimento ao trabalho (caso daqueles que laboravam no Crato).A partir daí, surgiu o segundo e principal motivo para a rusga: a questão político-financeira. O jornal "O Rebate", criado em julho de 1909 para defender a emancipação de Juazeiro, intensificou a campanha e passou a realizar pesados ataques aos chefes políticos do Crato. O crescimento vertiginoso de Juazeiro aumentou consideravelmente a arrecadação de impostos e oferta de mão-de-obra, razão pela qual a emancipação do distrito estava fora de cogitação por parte da Prefeitura do Crato.O movimento emancipacionista ganhou força em 1910, quando Padre Cícero abandonou a posição de neutralidade e enviou carta ao Governador Nogueira Accioly, requerendo a autonomia política de Juazeiro. No mesmo ano, houve uma passeata em prol do movimento, reunindo cerca de 15 mil simpatizantes.Em 22 de julho de 1911, Juazeiro se tornou independente do Crato. Os poderes públicos dos dois municípios passaram a disputar investimentos públicos e privados, o que como dito antes, trouxe mais malefícios que benefícios. Em 1914, com a Sedição de Juazeiro, o município do Crato serviu de base para as forças rabelistas, motivo que acirrou ainda mais os ânimos e levou juazeirenses e cratenses às vias de fato. Aliás, os confrontos mais impiedosos que se tem notícia acerca da Sedição, ocorreram no Crato.Com o passar dos anos, o clima hostil entre as duas cidades foi se dissipando, embora infelizmente ainda teime em existir. É preciso ter em mente que, juntas, as cidades do Cariri tem mais chances de atrair investimentos e se desenvolver do que se continuarem remoendo antigas desavenças.

Bibliografia:* MATIAS, Aurélio. O Poder Político Em Juazeiro Do Norte – Mudanças e Permanências – as Eleições de 2000. Juazeiro do Norte: Gráfica Nobre, 2008.* TOLEDO, Roberto Pompeu de. Quem tem medo de Frei Damião?. VEJA, São Paulo-SP, ano 30, p. 134, jun 1997Micael François
Thiago Aguiar

A arte de escrever. Por Fernando Pessoa.

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance, é uma história do que nunca foi, e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em versos.


Fernando Pessoa. Thiago Aguiar

54 anos do São Lucas.

No dia 18 de outubro de 1955 o Hospital São Lucas abriu as suas portas para atender aos mais carentes de Juazeiro, todo o região, até mesmo estados vizinhos. Todos tiveram participação importante na implantação desse hospital, todavia o principal articulador foi o médico Mário Malzone. Tanto que em frente ao hospital há um busto de bronze em sua homenagem e o Recém-inaugurado Centro Cirúrgico recebe o seu nome.


Na época que foi fundado pelas mãos dos médicos Mário Malzone, Leão Sampaio e Possidônio da Silva Bem, Juazeiro do Norte contava com apenas 44 anos de emancipação política. O prefeito na época era José Geraldo da Cruz que contava apenas sete meses no cargo, mas o hospital nasceu da força de vontade destes médicos, preocupados com o bem-estar dos mais necessitados.


Os prefeitos sucessores de José Geraldo foram gradativamente adaptando e qualificando o hospital, Dr. Leão Sampaio, foi um dos mentores da idéia, e articulou junto ao governo federal verbas para manter o mesmo, logo quando seu filho Mauro Sampaio, era prefeito, passou pela sofrimento da possibilidade do fechamento do HSL.


Hoje o São Lucas conta com uma moderna UTI, Centro Cirúrgico, Centro de Esterilização, implantou nova lavanderia, adquiriu gerador de energia e iniciou a construção de um novo bloco de enfermaria, sua faixada foi reformada recentemente .
Thiago Aguiar

Show de fé.


Dia 28 de Novembro, Padre Marcelo Rossi deverá estar realizando show em Juazeiro do Norte, o evento será promovido pela Prefeitura Municipal, continuando o projeto de incentivo para quem visita Juazeiro. Os detalhes do evento, como Local e horário, ainda não foram divulgados, apenas o show confirmado por Dr. Santana . Mas como no evento com Pe. Reginaldo, deverá ser na praça dos Romeiros, no pátio da Basílica Menor ou no Parque Padre Cícero como foi no show do Padre Fábio de Melo, e deverá atrair milhares de fiéis e admiradores.
Nos bastidores políticos, essa possibilidade do pe. Marcelo vir, já era a muito tempo cogitada, e agora será bastante repercutida sua vinda a Juazeiro.
Thiago Aguiar

Realmente, ele é o cara!


Já em tom de campanha, ao encerrar viagem de três dias ao semiárido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou ontem as críticas ao tucano governador de São Paulo, José Serra. Durante entrevista em um canteiro de obras do projeto de transposição do Rio São Francisco, a 530 quilômetros do Recife, ele disse que os adversários são "homens ociosos". "A pior coisa do mundo é a ociosidade. Um bando de homens sem ter o que fazer é uma desgraça", afirmou o presidente, respondendo a uma pergunta dos jornalistas sobre as críticas feitas por Serra aos projetos federais de combate à seca.Lula avaliou que não cometeu ato falho ao dizer, em dois discursos ao longo da viagem, que participava de comícios. "Qual é a diferença entre ato de inauguração e falar com trabalhadores? Qual a diferença de comício? Acho que não cometi ato falho." Minutos depois, repetiu: "Eu não cometi ato falho."Pouco antes de fazer essas declarações, Lula afirmou, em discurso, que os adversários ficam sentados com a "bunda" na cadeira falando mal das obras do governo. Sem citar nomes, reclamou que muitos oposicionistas não deixam claro o que realmente desejam para o governo."A oposição é como jogador que está num banco de reservas. Diz que é amigo de quem está jogando, mas está torcendo para o outro se machucar ou tomar cartão vermelho para tomar o lugar", declarou. "O papel da oposição é ficar xingando e falando certas coisas."Na quarta-feira, Serra criticou a falta de investimentos em irrigação para as comunidades ribeirinhas. "Você vai fazer a transposição do São Francisco, tudo bem. Agora atenda também as áreas que estão na beirada do rio e que deveriam ser irrigadas. Isso foi paralisado." Além das farpas, o comando do PSDB vai à Justiça Eleitoral contra Lula por propaganda antecipada em favor da ministra e pré-candidata Dilma Rousseff (Casa Civil), que também foi ao semiárido, demonstrando sempre insegurança, Serra não mede as consequências de suas palavras, talvez esteja bastante esperançoso em relação as pesquisas preferenciais. Mas ainda não percebeu que é o Nordeste que mais uma vez elegerá o próximo presidente, afinal é preciso ser assim em todos os setores, é preciso uma autoridade da nossa terra nos representando. Lula fez e faz obras que só é possível acreditar, vendo. Gigantismo faz parte de seu trabalho. Tanto para Governador, Senador, Deputados estaduais e Federais, é preciso saber que benefício este ou aquele político nos trouxe. Não adianta vender seu voto, se na hora que voce precisa de um setor público ele não estará ao seu desejo de qualidade. Portanto, juventude, e todos em geral, cuidem de sua cidade, pois ela depende principalemte de você, de sua escolha correta.
Thiago Aguiar

ARROGÂNCIA.


Acima da capacidade intelectual e profissional, está a capacidade de reconhecer que nenhuma verdade é absoluta. Ter a humildade em admitir o próprio erro, mesmo que isto represente situação adversa, é digno e nos aproxima das outras pessoas. O segredo do sucesso, começa por ser querido pelas pessoas. A chance de se obter sucesso é inversamente proporcional ao número de inimigos que você cria. Ter autoconfiança, sim. Ser arrogante, JAMAIS. Não confunda arrogância com coragem, ousadia liderança ou segurança.
Os arrogantes colecionam fracassos (nem sempre financeiros), mas todos sempre são justificados e cada justificativa incabível, gera outro fracasso e o ciclo nunca é interrompido.

O arrogante tem características facilmente notadas:

ü Jamais se considera arrogante. Em sua opinião, ele apenas defende suas posições e princípios
ü Quando fracassa, a culpa é dos outros ou a sorte não o acompanhou
ü Cobiça o sucesso dos outros, mas é claro que não assume isso, “afinal ele é a personificação do sucesso”. E se esse sucesso pertece à alguém próximo, isso o incomoda profundamente a ponto de lhe fazer mal.
ü Nunca elogia ou enaltece a conquista dos outros. Sempre encontra um defeito ou desmerece tal conquista.
ü Quando "reconhece" um erro, o que é muito raro, justifica-o mentindo ou omitindo detalhes
ü Exige ser ouvido, mas não dá ouvidos à ninguém
ü Quando solicita opinião, é apenas um meio de autoafirmação. Seu desejo é ser aprovado, caso contrário desconsidera a opinião dada
ü Humilha e destrata quem o desagrada ou tem opinião diferente da sua
ü É um verdadeiro especialista em dizer frases infelizes.
ü Acha que tem controle sobre tudo, inclusive sobre as pessoas
ü Tem solução para os problemas alheios, mas jamais consegue resolver os seus
ü A sua palavra obrigatoriamente prevalece sobre qualquer outra
ü Sempre enaltece suas supostas qualidades
ü No auge de sua falsa modéstia, diz que seu maior “defeito” é ser perfeccionista
ü Critica à todos, porém desconhece o que seja autocrítica
ü É egoísta, mas exige solidariedade das pessoas
ü É mentiroso e acredita na própria mentira
ü Não é respeitado e sim, temido
ü Dificilmente agradece por um favor recebido, pois jamais reconhece que o recebeu
ü Se considera o melhor amigo, o melhor conselheiro, o melhor filho, o melhor pai, o melhor marido, o melhor amante, o melhor profissional, o melhor sujeito e por isso raramente muda de atitude
u Passa a vida pensando que é querido por todos, quando na verdade é odiado por muitos
ü Muitas vezes, tem uma vida infeliz ou medíocre, se achando a pessoa mais feliz do mundo
ü O arrogante termina a vida se arrependendo tarde demais por tudo o que causou aos outros e à si mesmo

As vezes, agindo com a arrogância, algumas pessoas conseguem o que querem à curto prazo, mas a longo prazo perdem o que há de mais precioso na vida: a amizade, o respeito e o carinho das demais pessoas. O indivíduo "tem tudo na vida", mas não se sente feliz.
O arrogante é cercado por uma nuvem negra de problemas que afeta todos aqueles que por uma infelicidade, estão ao seu lado. Distancie-se dele !
O arrogante certamente considerará este texto, como sendo arrogância de quem o escreveu ou simplesmente continuará justificando seus atos e tentando mostrar qualidades onde não existe.
Thiago Aguiar

sábado, 17 de outubro de 2009

A Força da Dilma Rousseff.


Em mais uma visita rápida a Juazeiro, a ministra da casa civíl, Dilma Rousseff, braço direito do presidente, foi recepcionada calorosamente no aeroporto regional do Cariri, Dr. Santana aproveitou o ensejo, de ultima hora, embarcou junto com Dilma, a Fortaleza, e durante a viagem apresentou diversos projetos emergentes como, o anel viário, o aceleramento, perante a Caixa, a macro drenagem, obras do programa "Minha Casa, Minha vida", que deverá ter início na cidade, em breve, devido ao adiantamento dos cadastros já realizados pelos Articuladores Sociais, a conversa foi acompanhada pela presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos.. Na oportunidade, o prefeito abordou as Romarias, onde a ministra expressou forte interesse em conhecer, e recomendou ainda que o convite fosse extensivo ao presidente Lula.

O que não pôde deixar de chamar a atenção da população, foi a força de vontade da administração em concretizar projetos para o povo, exclusivamente, Habitação, Saúde, Infraestrutura e Educação. Em outro linguajar digamos, "ele correu atrás".

A conjuntura do encontro, proporcionou ainda durante a viajem a Fortaleza, uma grande explanação sobre as principais necessidades de Juazeiro. Ainda em relação a habitação, já observei que a Caixa tem criado muitas questões burocráticas para o início das obras, parece até que eles estão contra o projeto, isto dar-me a entender, no caso de Juazeiro, a ministra ainda assumiu o compromisso de encaminhar o projeto à Caixa e disse que o “Minha Casa Minha Vida” é o Programa mais ousado do Brasil no setor habitacional, pois além de garantir o acesso a famílias de baixa renda à casa própria, gera emprego e renda. “É interesse de o Governo construir até o final de 2010 um milhão de casas”, concluiu. Vale salientar que só em Juazeiro serão mais de quatro mil casas. Saudações a diligência do Dr. Santana, pois o que faz bem a Juazeiro, faz bem a mim também.

Thiago Aguiar